– A Justiça Eleitoral tem sido rigorosa nestes aspectos e conta com gente experiente e mecanismos de controle com o apoio da Receita Federal. As prestações de contas serão controladas e esmiuçadas, devendo ser enviadas parcialmente, para que os técnicos do TRE acompanhem toda a evolução financeira do candidato – afirma o especialista em legislação eleitoral desde 2000, tendo prestado assessoria jurídica para o PMDB, PT, PV, PDT e DEM.
Cada partido ou coligação pode ter uma nominata com 32 candidatos a vereador, sendo que pela legislação 30 por cento têm que ser de mulheres. Por exemplo, a nominata completa fica com 22 homens e 10 mulheres.
– Se o mínimo de 30 por cento não for atingido, tem que manter a proporcionalidade até ser atendida. Se o partido só tiver seis mulheres candidatas, o número de homens candidatos será de 20. Ai corre-se o risco de entrar na lista candidatas que nem santinhos fazem. Por isso, o TRE já avisou que vai observar se as candidatas são para valer ou se são laranjas eleitorais. Muitas são servidoras públicas, que aceitam se candidatar para ficar em casa, em licença remunerada.
Tânia Rodrigues presidindo uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Niterói / Reprodução Câmara…
Adroaldo Peixoto em plena atividade, dedicado à busca de acervos raros e excepcionais Com um…
O animado doutor Carlos Augusto era figura de destaque tanto na Banda do Central quanto…
O campo da Fagundes Varela com seu gramado renovado, berço de grandes nomes do futebol…
Excelência em Cardiologia, o Centro Hospitalar de Niterói (CHN) se destaca em toda a região…
Doutor Lutegarde continua transmitindo o exercício da medicina humanizada aos jovens médicos residentes Fui visitar…