Publicidade
Categories: Sem categoria

IPTU de Niterói reajustado em 10,25% encontra contribuintes dentro d’água

Publicidade
IPTU reajustado em 10,25% em Niterói é alvo de críticas nas redes sociais

Enfrentando ruas alagadas sempre que chove um pouco mais em Niterói, o niteroiense não perde a piada. Circula nas redes sociais a fotomontagem de uma capa do carnê do IPTU 2022 na qual se veem carros passando por uma rua que virou rio. O IPTU de Niterói reajustado, este ano, em 10,25% é um dos mais caros do país.

Pelas redes sociais foram postados muitos vídeos mostrando alagamentos na cidade. No Engenho do Mato, a Estrada do Vai-e-vem ficou ainda mais intransitável. No Fonseca, o rio que corta a Alameda São Boaventura, e em Icaraí, o canal da Ary Parreiras, transbordaram. No Ingá, a rua Presidente Pedreira foi inundada pela chuva da tarde de terça-feira (11/01), como mostra o vídeo feito por uma moradora.

O reajuste de 10,25% do IPTU de Niterói gerou queixas dos contribuintes dirigidas à falta de mobilidade urbana de Niterói, onde a NitTrans multa mais do que faz o trânsito andar. A rede de drenagem mal dimensionada não evita o alagamento das ruas da cidade. E no rol de críticas está, ainda, a deficiente iluminação pública em ruas como a recém-nomeada Paulo Gustavo, em Icaraí.

A Secretaria Municipal de Fazenda anunciou que até sábado (15/01) enviará os carnês pelos Correios. O vencimento da cota única (com 10% de desconto) está marcado para 7 de fevereiro, mesma data para pagamento da primeira das dez cotas do imposto. Quem não quiser esperar pelo carteiro, pode retirar a segunda via do IPTU em um dos três totens de autoatendimento instalados no prédio da Fazenda (Palácio Arariboia), na Rua da Conceição 100. Os carnês também estão disponíveis no endereço eletrônico https://servicos.niteroi.rj.gov.br/. As administrações regionais, segundo a Secretaria de Fazenda, estão autorizadas emitir a segunda via do IPTU 2022.

 

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Mary Wermelinger e sua dedicação à educação transformadora em Niterói

Mary Wermelinger cercada pelos seus alunos no Dia do Diretor de Escola (12/11) Niterói é…

4 dias ago

A ‘Secretaria de Shows’ e o abandono da Biblioteca Parque de Niterói

Presença de usuários de drogas nos arredores da Biblioteca Parque levaram a Academia Fluminense de…

4 dias ago

TJ-RJ derruba lei sobre carregadores elétricos em prédios de Niterói

A exigência de pontos de recarga para carros elétricos em condomínios de Niterói foi considerada…

6 dias ago

Unimed Brasil deverá assumir atendimento de pacientes da Unimed Ferj

Crise na Unimed Ferj: quem paga a conta são os pacientes A novela da Unimed…

6 dias ago

Villa Pereira Carneiro: um refúgio de paz e memória numa ponta de Niterói

Segurança e privacidade a dois quilômetros do Centro de Niterói, um privilégio de quem mora…

2 semanas ago

Niterói reajusta IPTU em 2026 mesmo com a inflação em queda no país

Carnês do IPTU/2026 de Niterói vão ser distribuídos pela internet aos contribuintes / Ilustração: Betovens…

2 semanas ago
Publicidade