New here? Register. ×
×

IPTU de Niterói reajustado em 10,25% encontra contribuintes dentro d’água

Escrito por Gilson Monteiro às 14:18 do dia 12 de janeiro de 2022
Sobre: Imposto flutuante
  • Carnê de IPTU 2022 de Niterói,
12jan
Carnê de IPTU 2022 de Niterói,
IPTU reajustado em 10,25% em Niterói é alvo de críticas nas redes sociais

Enfrentando ruas alagadas sempre que chove um pouco mais em Niterói, o niteroiense não perde a piada. Circula nas redes sociais a fotomontagem de uma capa do carnê do IPTU 2022 na qual se veem carros passando por uma rua que virou rio. O IPTU de Niterói reajustado, este ano, em 10,25% é um dos mais caros do país.

Pelas redes sociais foram postados muitos vídeos mostrando alagamentos na cidade. No Engenho do Mato, a Estrada do Vai-e-vem ficou ainda mais intransitável. No Fonseca, o rio que corta a Alameda São Boaventura, e em Icaraí, o canal da Ary Parreiras, transbordaram. No Ingá, a rua Presidente Pedreira foi inundada pela chuva da tarde de terça-feira (11/01), como mostra o vídeo feito por uma moradora.

O reajuste de 10,25% do IPTU de Niterói gerou queixas dos contribuintes dirigidas à falta de mobilidade urbana de Niterói, onde a NitTrans multa mais do que faz o trânsito andar. A rede de drenagem mal dimensionada não evita o alagamento das ruas da cidade. E no rol de críticas está, ainda, a deficiente iluminação pública em ruas como a recém-nomeada Paulo Gustavo, em Icaraí.

A Secretaria Municipal de Fazenda anunciou que até sábado (15/01) enviará os carnês pelos Correios. O vencimento da cota única (com 10% de desconto) está marcado para 7 de fevereiro, mesma data para pagamento da primeira das dez cotas do imposto. Quem não quiser esperar pelo carteiro, pode retirar a segunda via do IPTU em um dos três totens de autoatendimento instalados no prédio da Fazenda (Palácio Arariboia), na Rua da Conceição 100. Os carnês também estão disponíveis no endereço eletrônico https://servicos.niteroi.rj.gov.br/. As administrações regionais, segundo a Secretaria de Fazenda, estão autorizadas emitir a segunda via do IPTU 2022.

 

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

5 thoughts on “IPTU de Niterói reajustado em 10,25% encontra contribuintes dentro d’água

  1. Muito caro o IPTU de Niterói. E o pior é que não vejo melhorias na minha região, pelo contrário, o bairro de São Lourenço está cada vez pior, muita desordem e falta de fiscalização. O trajeto que segue em direção ao caminho que chega ao futuro mercado municipal , a rua São Lourenço, está terrível. Não entendo porque a prefeitura permite galpões de compra e venda de materiais recicláveis quase perto da Jansen de Melo, a calçada fica cheia de lixo e ainda colocam container em plena rua principal. Mais adiante perto do futuro mercado municipal, as empresas jogam lixo pelas ruas, a Clin tenta fazer a parte que lhe cabe, mas as próprias empresas sujam a região. A Travessa Santo Antonio é uma bagunça, lavajatos clandestinos, bares que fazem bagunça guardando caixas de cerveja na calçada, ocupam até mesmo o asfalto. A calçada do valão da rua Washington luis irou depósito de lixo, fica tomado de lixo e entulho. Embaixo da escada de emergência do Extra está cheio de lixo porque com o fechamento da filial a tela foi arrebentada e os cracudos ficam no local durante a noite. A rua paralela a um condomínio da travessa santo antonio, onde fica os fundos das empresas da rua são lourenço, fica cheio de lixo, e os caminhóes que entregam cerveja num depósito de bebidas ao lado do posto de gasolina, estão deixando papelóes e plásticos toda vez que saem. Desanimador esse local. Só piora a cada dia, mas o IPTU só aumenta.

  2. Lamentável que o poder municipal prossiga, ano após ano, a extorquir do eleitor contribuinte um IPTU tão irreal quanto impiedoso. Isso é no mínimo burrice administrativa. E há de chegar o dia e a hora em que os moradores de Niterói hão de punir esses lucupletantes.
    Incusive dos royalties do petróleo que foi instituído exatamente para compensar os moradores de malefícios do progresso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *