New here? Register. ×
×

Idosos ficarão sem ginástica em Niterói; prefeitura deixou de pagar projeto

Escrito por Gilson Monteiro às 12:02 do dia 23 de setembro de 2020
Sobre: Gugu
  • Projeto Gugu
23set

Projeto GuguAs aulas do Projeto Gugu, de ginástica para a terceira idade, vão parar em outubro. Regina Bittencourt, que administra o programa, diz que a Prefeitura de Niterói não renovou o convênio nem faz nenhum pagamento há seis meses. Com a pandemia, os exercícios físicos deixaram de ser feitos em praças e praias da cidade, mas os professores passaram a dar aulas através de vídeos compartilhados pela internet.

– Temos aulas gravadas até o dia 8 de outubro. A partir desta data, não mais publicaremos nossas aulas. É com muito pesar que tomo esta decisão, mas não tenho outra escolha – diz Regina Bittencourt, viúva do ortopedista e desportista Carlos Augusto Bittencourt Silva, criador do projeto há 25 anos.

Em seus 40 núcleos formados em Niterói (37 de ginástica dois de dança e um coral), o Projeto Gugu tem 2.500 inscritos. Com o isolamento social para evitar o coronavirus, mas ao mesmo tempo manter a saúde física e mental dos idosos, as aulas de ginástica, alongamento, dança de salão e dança livre, além de participação em Festivais de Corais passaram a ser através da internet.

– Passamos da meta de 1 mil inscritos no Youtube, com cem mil visualizações. Tudo com o objetivo de mantermos nossos idosos saudáveis, para que pudessem superar, da melhor maneira possível, o isolamento decorrente da pandemia. Mas apesar do amor que os professores têm por todos os nossos alunos, não posso mais pedir que continuem. Não acho justo. Todos trabalham por respeito ao projeto, mas também precisam ser reconhecidos e recompensados por isso – afirma Regina.

Desde antes da pandemia, o Projeto Gugu tentava renovar seu convênio com a Prefeitura, mas esta não fez a publicação do Edital de Chamamento Público. “Devido a isso, ficamos sem o direito de receber durante a pandemia, apesar de continuarmos trabalhando online”, diz a coordenadora.

A Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei para manter a continuidade do programa para a terceira idade e a Prefeitura exigiu a apresentação de uma série de documentos. “Passaram-se seis meses, desde então, e nada conseguimos receber até agora”, lamenta Regina Bittencourt.

 

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

10 thoughts on “Idosos ficarão sem ginástica em Niterói; prefeitura deixou de pagar projeto

  1. É lamentável ver um projeto que só faz bem aos idosos acabar impermanente. Um projeto que faz bem ao corpo e a mente. Que faz esquecer problemas e nos faz voltar a ser crianças como no primeiro dia de aula invadindo praças e prais.Dando sentido a vida.
    Os professores não recebiam em dia os pagamentos, mas todos os dias iam dar suas aulas com os melhores sorrisos, uma musica boa, ginástica excelente e boas coreografias. Ali eram todos iguais e todos iam conseguir.ISTO ERA AUTO ESTIMA E SUPERAÇÃO. Todos os dias recebíamos esta injeção de estímulo.
    Mesmo na pandemia e sem receber os professores gravam aulas diariamente. E isto dá trabalho
    Sr. Prefeito renove o Convênio com o Projeto Gugu e nós não vamos esquecê-lo nunca mais. Somos idosos mas ainda votantes

  2. É mais um descaso doo prefeito presidiário. Tudo que dá certo ele destrói. sabem a causa de destruir o projeto Gugu? Idosos não geram propinas. Todos sabem que a atividade física é um dos fatores que permitindo melhor qualidade de vida, deixam os idosos longe dos hospitais .E, Gugu, sabiamente criou esse projeto. Niteroi é uma vergonha!

  3. Aqui na Ponta D’areia, sempre apoiei esse projeto, determinando o horário da manhã para a prática desses exercícios, de segunda-feira a sexta-feira, pois, era o responsável pelas as atividades na PRAÇA DR. VITORINO, não falo agora só porque sou candidato a Prefeito de Niterói e, se porventura for eleito, vou dar continuidade a esse projeto e fazer muito mais pelos idosos. Desculpe se acharem que apenas estou fazendo propaganda política. Mas aceitei o desafio e como sou um candidato pobre e não tenho grandes recursos, tenho que aproveitar todos os espaços, pois vou enfrentar candidatos com forte poderio econômico. Grande abraço a todos (as).

  4. Total desrespeito aos profissionais do Projeto Gugu. Todos se reinventando para não deixar de apresentar seus trabalhos para os idosos e mesmo assim são ignorados pela Prefeitura.
    6 meses sem salário, como fica os compromissos desses Professores e Maestros?
    Está na hora da Prefeitura prestar atenção nesse projeto e lhe dar o devido valor .

  5. …repetidas palavras como: democracia/igualdade/justiça social e o tempo elucidou a verdadeira face socialista do prefeito presidiário. A turma da terceira idade e seus familiares e inúmeros amigos decidirão seu destino e não votarão no seu candidato nas eleições de novembro.

  6. ESTOU INDIGNADA COM O DESCASO AOS PROFESSORES E MAESTROS DO PROJETO MAIS IMPORTANTE PARA IDOSOS DE NITERÓI. E QURO DIZER QUE: SE VOCÊS NÃO MORREREM. SERÃO IDOSOS TAMBÉM. ISTO É UMA VERGONHA. E VIVA O PROJETO GUGU.. 25 ANOS DE SAÚDE E ALEGRIA JOGADAS NO LIXO..

  7. Muito triste e um descaso com um projeto, que apesar da pandemia, os professores com total dedicação e via online mantinham firmes com o projeto Gugu. Faço parte desse projeto e quero poder continuar a participar do mesmo. Não faça isso prefeitura de Niterói, esse projeto não pode acabar. Apoio incondicional ao PROJRTO GUGU, pela memória de Gugu e por todos que fazem parte desse projeto que trabalha pela saúde psicológica e física de inúmeros idosos. Não nos abandone PREFEITO!

  8. Isso se acontecer é um absurdo é uma grande perda para os idosos que tanto precisam de um exercício uma relação social e não tem dinheiro para pagar uma academia. Vai empilhar os Hospitais de idosos entrevados acredito que o prejuízo para a Prefeitura vai ser maior.

    1. Cara Eunice, o prefeito presidiário quer que os idosos fiquem bastante tempo nos lixos dos hospitais pois pode tirar mais dinheiro dos planos de saude.

  9. É  repugnante saber  que o município de Niterói  que tem o sétimo maior  IDH do país  e uma arrecadação  de Impostos  e royalties  de petróleo  invejável,  atrase pagamento  de projetos  sociais que previne doenças,  agregam famílias  e salva vidas.
    As aulas de ginástica,on line, proporcionada pelos maravilhosos profissionais do Projeto Gugu  tem ajudado muitas pessoas a se exercitarem nas suas próprias residências, neste momento  de isolamento social.
    Em tempo  de pandemia  e recolhimento, manter os treinos é  fundamental  para ocupar a  mente  e fortificar o corpo  e o sistema imunológico,  principalmente  para os idosos.
    Imagina a tristeza  de ficar sem estas aulas diariamente,  principalmente  para quem  está  enclausurado  em um apartamento.
    Apelo  para o bom senso dos políticos  e responsáveis da PMN,  para que quitem os valores devidos  aos professores do Projeto Gugu.

Comments are closed.

Menu