Não é só a Saúde que anda mal das pernas em Niterói. A Segurança também está doente. Ladrões furtaram três aparelhos de endoscopia, avaliados em cerca de R$ 600 mil, do Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap). O setor de gastroenterologia e endoscopia do Huap realizava cerca de 300 exames por mês, mas segundo comunicado da direção, “precisará reduzir em 70% os exames de colonoscopia e em 30% os exames de endoscopia, para pacientes que ainda não estão agendados”.
O sumiço dos equipamentos (parecidos com o da direita, na foto) foi notado ontem, quando a enfermeira do serviço de gastroenterologia do HUAP comunicou o fato à chefia do setor que teve portas e armários arrombados no último fim de semana.
Em comunicado feito pelo site do hospital, a direção do HUAP descreve os aparelhos utilizados para diagnosticar várias doenças do aparelho digestivo, inclusive câncer, como sendo dois videocolonoscópios (marca FUJINON modelo EC530LP, número de tombamento 16879 e FUJINON modelo EC590ZW3, número de tombamento 422622) e um videogastroscópio (Olympus modelo GIFQ150, número de série 2306925) que realizam exames de endoscopia e colonoscopia em adultos, sendo um único, utilizado para o atendimento infantil.
A direção do hospital abriu uma sindicância para apurar os fatos e comunicar o ocorrido à Polícia Federal. Também em seu comunicado, a direção diz ter “ciência através de outras divulgações da mídia sobre a existência de uma quadrilha especializada nesse tipo de furto cometido em outros locais”. E, por fim, faz um alerta a “outras clínicas e unidades hospitalares sobre a possibilidade desses aparelhos entrarem no mercado de compra e venda ilegal”.
Sabe o que vai acontecer? Nada. Roubos dentro do HUAP são comuns e muitos equipamentos vão parar em clínicas e hospitais de médicos “bacanas” da cidade. Nã foi nenhum ladrão pé de chinelo. Foi roubo encomendado por algum médico que quer equipar seu consultório ou clínica.
é o que digo sempre,a saude está ruim,não é culpa só do governo,mas tambem da má gestão,roubar um aparelho dentro de um hospital,me desculpa,mas,só não descobre quem não quer descobrir,afinal,ratos tem de montão .detalhe;não é o primeiro e nem será o ultimo.
Não digam que um aparelho desse tipo é roubado sem o conhecimento da direção, se procurarem vão encontrar quem o roubou afinal o setor tem que ter uma segurança forte, não pode ser em um armario qq. procurem que vão achar. é lamentável sr ver uma dessas coisas dentro de um hospital.onde se espera ser atendido já que a saúde anda muito precária.Estava pensando como ninguém viu esse furto porque para retirar o aparelho tem uma porção de metas inclusive o deligamento da fiação.