O prefeito de Niterói, Axel Grael, publicou em meio aos festejos de fim de ano um edital para concessão de área pública para instalação de um posto de gasolina perto do Plaza Shopping, na Avenida Visconde do Rio Branco.
Um mês depois, o terreno com 1.042,47 m² em frente ao Botequim Arretado, foi concedido por R$ 13 milhões para a empresa AF Souza Ltda explorar ali, por dez anos, um posto de combustível. Antes, no mesmo dia 27 de dezembro em que abriu a licitação, Grael assinou decreto desafetando a área pública. Considerou que o espaço do canteiro central da Visconde do Rio Branco “não atende mais as necessidades do município”.
No entanto, nem Grael ou seu secretário de Urbanismo, Renato Barandier, consideraram que a instalação de um posto de gasolina no meio de uma rua de trânsito movimentado causaria ainda mais transtorno à tão falada (por eles) mobilidade urbana de Niterói.
A cessão da área que formava um canteiro central dividindo as pistas da Visconde do Rio Branco vai acabar afetando ainda mais o trânsito no bairro São Domingos, já prejudicado pelo retorno que veículos têm de fazer em frente ao prédio que sediou a Enel.
Antes da construção do Complexo Esportivo no lugar da Concha Acústica, o acesso do Centro ao Ingá podia ser feito por uma agulha ao lado do posto de gasolina que havia em frente ao Clube Canto do Rio. Os veículos acessavam a Rua Hernani Mello sem ter que fazer o contorno como é hoje, pela Rua General Osório (endereço antigo da Enel).
Para os motoristas que pretendem seguir até o Gragoatá e de lá ao Ingá e a Icaraí pela Avenida Litorânea, sobrou uma pista única ao lado do Reserva Cultural. Este funil complica o trânsito que vai sofrer ainda mais com o novo posto de gasolina.
O posto de combustível que funcionou por mais de quarenta anos em frente ao Clube Canto do Rio, acabou “engolido” pela instalação do complexo esportivo na Concha Acústica, cuja obra está custando R$ 100 milhões do dinheiro público.
Com o funcionamento de um novo posto no canteiro central em frente ao Arretado, a Visconde do Rio Branco terá o trânsito prejudicado tanto na pista que sobe (ao lado da Praça JK), como na pista de descida em frente ao DCE da UFF e perto do Plaza Shopping.
Por sua vez, os veículos que descem a Rua Badger Silveira, vindos do Ingá pela Rua São Sebastião, assim como os carros que saem da garagem do shopping, ao fazer aquela curvinha na Praça Manoel de Nóbrega (ao lado do Instituto de Matemática da UFF) vão encontrar os carros que vêm da Praça Araribóia e, ainda, os que entrarão e sairão do novo posto de gasolina. Assim, não há mobilidade urbana que resista a tanta improvisação, para não dizer outra coisa…
Alguém perguntou: ” Cadê os vereadores ?”
KKK
Mamando nas tetas do povo…
Pelo que vejo esse posto deve gerar um movimento intenso de carros acessando o mesmo. Pior do que isso é aquela área a direita um espaço ocioso que poderia ser reutilizado para o tal posto ou para estacionamento…
Os políticos fazendo do público, algo privado para seus interesses!
PELO VISTO,ELE HERDOU TUDO DE RUIM DO OUTRO QUE SAIU,PQ FECHARAM UMA RUA NA BOA VIAGEM TB,O IMPACTO E ORRIVEL,A AGUA SOVE MAIS DE 1 METRO,NA RUA PRESIDENTE DOMICIANO.,OBRA ESTA,UM FECHAMENTO DE UMA RUA PELA UFF, QUE DAVA NA PRAIA,AQUI E O BRASIL
Pior administração que Niterói já teve, esse prefeito, não se elege nem para síndico de prédio.
Aquele alça era ótima para quem estava indo para o inga , hj ficou horrível.
Se arrependimento matasse eu já estava até no inferno por ter votado nesse MERDA de prefeito de Niterói, ele é uma negação em todos os sentidos !!!
Que fracasso essa administração, só é mt eficiente em detonar o dinheiro público, que deveria ser aplicado nos hospitais, escolas e creches, como tbm na recuperação dos bairros Icaraí e Centro, completamente abandonados.
A incompetência administrativa grassa sobremaneira na actual equipa gestora da municipalidade niteroiense. Uma realidade deplorável.
Quanta tristeza ver minha cidade natal sendo conduzida por indivíduos desqualificados para o exercício dos cargos que ocupam!
Esse bando de inaptos para a coisa pública, transformou ao longo dos últimos anos a Cidade Sorriso em cidade gargalhada.
Esse prefeito que eu achava que seria diferenciado, está fazendo o mesmo que o anterior. Gastando a rodo o dinheiro que pertence a população em obras desnecessárias como um campo de futebol enorme . Liberando diversas construções de prédios para aumentar mais o tráfego caótico da cidade que não o comporta. Zona norte não tem uma área de lazer. No lugar do quartel liberaram para a guarda municipal.
Cadê os vereadores?
Já não bastam os caminhões de entrega imensos, no horário das 8h da manhã às 20 horas,trazendo o caos as ruas de Icaraí e centro?
Eles estão de brincadeira!
Já não basta o trânsito que eles arrumaram na antiga concha acústica que e um transtorno todos os dias agora essa?
Não sabem o que fazer com o dinheiro!!
Niterói cidade da vergonha, cracudos e abrigos!!
Só prejudica cada vez mais quem precisa passar por São Domingos, Gragoata e Inga. Esse é o prefeito que o povo escolheu. Espero que tenhamos novos políticos honestos.
Não acerta uma. Só tem feito lambanças e festinhas
Lamentável
A cidade de Niterói seria facilmente a melhor do país se tivéssemos aqui um Jaime Lerner como teve Curitiba. Aqui é o oposto: a desordem urbana. A começar pelos motoqueiros que infernizam a cidade com seus escapamentos abertos e suas buzinas insanas. Atropelam pessoas nas calçadas e não respeitam sinais. Vergonha completa. E ainda ouvir falar que existe Secretaria de ordem pública.
Que lambança esse prefeito está conseguindo fazer com o trânsito já caótico dessa cidade que já foi boa um dia para viver.