Publicidade
Categories: NotíciasPolítica

Fazenda sem luz, Saúde sem remédio

Publicidade

O Palácio Arariboia, antiga sede da prefeitura que hoje abriga a Secretaria de Fazenda, está com a luz cortada pela Ampla desde a manhã de terça-feira (31/05). Foi alugado um gerador, mas o equipamento que consome 60 litros de óleo diesel por hora não gera energia suficiente para a demanda de todos os computadores e aparelhos de ar condicionado do prédio.

Hoje à tarde, os contribuintes eram barrados por um guarda no portão, onde um cartaz escrito a mão informava sobre a falta de energia na Secretaria de Fazenda, que é responsável pelo controle da arrecadação do município, mas na treva toda a movimentação financeira ficou sem acompanhamento dos técnicos que não podiam usar os computadores.

Há poucos dias, a secretária de Planejamento, Giovanna Victer, disse na Câmara de Vereadores que as contas municipais “estão saudáveis”. Segundo ela, em Niterói não chegou a crise financeira que já se abateu sobre o Estado do Rio de Janeiro.

Contrariando o discurso da secretária, a crise financeira afeta a saúde em Niterói também. A Unidade de Médico de Família de Pendotiba, em Matapaca, não tem mais medicação para febre, hipertensão etc.

Um profissional de saúde diz que trabalham ali “somente com ajuda de Deus; falta tudo na farmácia do posto, desde dipirona para atender casos de dengue, até soluções injetáveis para urgências como febre alta em criança com risco de convulsão também”.

Para que os vereadores aprovassem uma redução drástica nas metas fiscais do orçamento deste ano, que previa superávit de R$ 45 milhões, agora estimado em apenas R$ 398 mil, a secretária de Planejamento justificou, sem explicar como as contas de Niterói estariam sadias:

– A inflação é maior do que a prevista. A arrecadação de tributos e repasses importantes, como ISS, ICMS e FPM, ficaram aquém do esperado. Nesse cenário, a Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LDO para o exercício financeiro de 2016, precisa de ajustes – disse Giovanna.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

José Tobias solta seu vozeirão afinado neste sábado em Maricá

José Tobias é hoje o cantor com mais tempo de palco no país É imperdível…

23 horas ago

Administração Regional fechada à espera de conchavos políticos em Niterói

Administração Regional permanece fechada à espera de novo acordo político do grupo que está há…

23 horas ago

Sai o marido, entra a esposa na presidência do Caminho Niemeyer, em Niterói

Fernando sai candidato a vereador, mas deixa a esposa Marcelly em seu lugar como presidente…

23 horas ago

Justiça paralisa construção de condomínio que contraria leis de Niterói

O condomínio It Camboinhas estava sendo construído com 18 unidades residenciais em oito blocos de…

2 dias ago

Com uma câmera no ombro ele registrou a história do antigo RJ

Maurício Guimarães deixa um acervo com boa parte da história política e administrativa fluminense Com…

3 dias ago

Trânsito e transporte ruins causam mais acidentes de moto em Niterói

Mototáxis transportam passageiros sem capacete, aumentando o risco de acidentes no trânsito ruim de Niterói…

4 dias ago
Publicidade