Publicidade
Notícias

Família não consegue teste de Covid-19 que Niterói anunciou que faria em massa

Publicidade

Com a família em isolamento, cada um dos cinco membros em um lugar diferente, uma dentista niteroiense, que há duas semanas retornou de Miami (EUA), faz um apelo desesperado para que a Secretaria de Saúde Niterói faça o teste do coronavirus nela e nos parentes para acabar com a dúvida que atormenta a todos.

Os testes, no entanto, somente teriam chegado esta semana à Secretaria de Saúde, que ainda está realizando o treinamento do pessoal que vai aplicar o procedimento e estabelecendo a logística dessa testagem em parte da população (moradores de comunidades) e pessoal de saúde.

Em 29 de março, a Prefeitura de Niterói anunciou que o município seria o primeiro do Brasil a fazer a testagem em massa do coronavirus. Niterói receberia, segundo disse o prefeito Rodrigo Neves, “mais de 40 mil testes para diagnóstico de Covid-19 vindos dos Estados Unidos”, na semana passada, e seria “o primeiro município brasileiro a fazer a testagem massiva na rede pública”.

Dez dias após, a Secretaria de Saúde de Niterói ainda não conseguiu marcar uma data para iniciar os testes. Houve dificuldade no processo de compra do material em fornecedores de equipamentos médicos. Segundo fontes da prefeitura, o secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira, atribui o problema ao Ministério da Saúde, por não ter fornecido os testes de coronavirus em quantidade necessária para Niterói.

Apelo da leitora

A seguir, a mensagem comovente e o apelo à Coluna feito pela dentista Elizabeth Sass, na certeza de que pela gravidade do assunto as autoridades que estão à frente do combate ao Covid-19, tomarão providências urgentes:

“Sou leitora do seu blog, niteroiense, dentista e empresária. Estou usando o WhatsApp pra te relatar como está realmente agindo a nossa prefeitura com relação a pandemia do Covid 19.

Cheguei de Miami há duas semanas com minha filha, genro, e duas crianças. Ficamos isolados em casa por conta da viagem, cinco dias depois todos nós apresentamos sintomas do Covid, felizmente leves, mas os clássicos, fui acompanhada por telefone por minha médica, mas todo esse tempo tentei contato com a Secretaria de Saúde, médico de família etc. Não responderam a nenhum e-mail e no telefone só me mandaram ficar em casa.

O nosso prefeito alardeou que seríamos a primeira cidade do Brasil a testar em massa. E sobre estes testes ninguém sabe ninguém viu! Ligo todos os dias pro médico de família e nada! Era pra ser iniciado, segundo o prefeito, na semana passada. Preciso voltar pra casa, mas não quero expor meu marido sem saber se estou curada.

Concluindo o prefeito fica falando o número de casos na cidade não sei pra quê, se só na minha casa somos cinco não notificados.

A subnotificação a meu ver dá uma falsa sensação de segurança à população.

Obrigada por ouvir meu desabafo!

Elizabeth Sass”

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Vídeo viral mostra jiboia passeando em praia de Niterói e assusta banhistas

Vídeo mostra jiboia serpenteando pelo calçadão da Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói…

10 horas ago

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

2 dias ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

4 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

1 semana ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

2 semanas ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

2 semanas ago
Publicidade