New here? Register. ×
×

Estacionar em Niterói é um parto

Escrito por Gilson Monteiro às 11:58 do dia 8 de fevereiro de 2018
Sobre: Multas procriam
08fev

Na ânsia de arrecadar cada vez mais, os agentes de trânsito estão rebocando veículos em lugares onde não existe nenhuma placa de “proibido parar”, como no entorno da Maternidade São Francisco, no bairro de mesmo nome, em Niterói. Uma grávida deixou correndo a sala de espera para evitar, aos prantos, que seu carro fosse levado pelo reboque.

Ela fora à clínica para uma consulta de emergência. A alegação dos agentes era a de que estacionara onde havia uma faixa amarela pintada no asfalto, que significaria proibido estacionar. No entanto, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a faixa amarela pintada junto ao meio-fio indica que não é permitido estacionar ali, contudo a proibição só vale se estiver acompanhada de outro tipo de advertência.

Uma pergunta a Nittrans: Por que ela atua com tanto rigor em ruas de bairros tranquilos, mas não reboca os carros estacionados na Rua Moacir Padilha, nos acessos ao Morro do Estado, que desrespeitam as placas de proibido parar e provocam congestionamento nessa via de ligação do Centro à Zona Sul?

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

4 thoughts on “Estacionar em Niterói é um parto

  1. Meu carro foi rebocado em Piratininga, atrás da agência da CEF sob a mesma alegação (estava sobre faixa pintada). Só que ao descer do carro, fiz questão de observar e ainda ajeitei o carro (que era o primeiro da fila) para que não ficasse sobre a marcação.

    Não adiantou nada e tive que buscar o carro no depósito. Fica o alerta pois tudo indica que a orientação é bater meta de arrecadação mesmo!

  2. Engraçado ver que esses agentes possuem a coragem necessária para tal contra o cidadão. Entretanto viatura policial QUANDO ESTACIONADA NA CURVA DA PADARIA VERSALLES,em Itaipu, colocando em risco nossas vidas em razão daquele criminoso estrangulamento da via feita pela PMN, nada é visto ou orientado a não fazer. O fato sempre ocorre durante o horário de almoço. Nada contra, mas essas viaturas deveriam ser orientadas a não dar esse mau exemplo de postura no trânsito pois existe no local, melhores pontos para a viatura policial ficar enquanto acessam a padaria.

  3. Aqui na minha rua também estão fazendo isso aqui na rua João Batista serrao antiga 19 em piratininga.so que não tem placa de estacionamento proibido nenhum.rua ao lado do itapuca.mas só quem estaciona do lado direito

  4. O artigo menciona que “o carro estava estacionado em cima da faixa amarela, o que indica local proibido.” Então, ela estava errada em estacionar ali. Não vejo motivo para a perplexidade. “A proibição só vale se estiver acompanhada de outro tipo de advertência” é um argumento um tanto vago. A Prefeitura não fez mais do que sua obrigação em coibir estacionamento irregular. Talvez toda a comoção se deva ao fato da proprietária do veículo ser uma madame de classe média-alta, prestes a consumar “o milagre da vida” e parir mais um lindo bebezinho branquinho, em uma sofisticadíssima clínica particular da Zona Sul. Como seria a reação se o veículo em questão fosse um carro velho pertencente a um pequeno comerciante informal, mestiço, e morador de São Gonçalo? Posso até imaginar o teor da reportagem: “BANDALHA NAS RUAS DA ZONA SUL! A farra dos motoristas mal-educados que emporcalham as ruas da nossa linda Zona Sul! Até quando teremos que aguentar este absurdo? Onde está a Prefeitura que não acaba com esta farra?” Como se pode notar, o problema não é cometer uma infração, mas sim QUEM a comete! Somos infinitamente mais intransigentes quando pessoas simples do povo cometem infrações, e absolutamente lenientes (quando não solidários) quando os engomadinhos de Zona Sul fazem das suas. Não é de se estranhar a ascensão da popularidade de sujeitos como Jair Bolsonaro, cujo discurso é exatamente esse.

Comments are closed.