A Educação à Distância (EaD) seria a saída, isto sem considerar que a maioria dos alunos da rede pública não tem acesso à internet. Nem são tantos os professores familiarizados com o mundo digital. Problemas não somente de Niterói, mas do mundo inteiro. Fica a lição de casa para o próximo prefeito de Niterói pensar em como expandir o ensino, promover a cultura e novas práticas educativas.
Vamos viabilizar, junto ao Ministério da Educação, a construção de uma Escola Cívico-Militar na cidade de Niterói e também a participação da cidade no Programa Material Didático. Pretendemos criar o Plano Municipal de Alfabetização, visando acelerar o processo de ensino-aprendizagem com adoção de práticas com comprovação científica atestada, como projetos de literacia familiar. Também esperamos que o professor seja reconhecido, queremos criar o Plano de Carreira Docente, para estimular e promover a formação contínua dos professores, com a intenção de promover o crescimento profissional e um melhor atendimento aos alunos. Nossas escolas vão ser mais atrativas aos alunos através da construção de bibliotecas, laboratórios de ciências e informática em todas as escolas do Ensino Fundamental. Temos muito a fazer!
A pergunta enviada ao candidato no dia 03/11, através de sua assessoria de imprensa, não foi respondida até a hora da publicação deste post.
Faremos a ampliação de Telecentros, onde os atuais já não atendem às demandas por inclusão digital. Esses espaços irão contribuir no esforço para a integralização do horário escolar e para o fortalecimento da educação adulta, atuando como aulas de reforço durante manhã e tarde, e como cursos pré-vestibulares comunitários durante a noite. E vamos ampliar a rede de Ensino Profissionalizante, onde serão ajustados convênios e parcerias com a iniciativa privada e outros entes federativos para o oferecimento de cursos profissionalizantes para estudantes a partir de 15 anos, associados às políticas de desenvolvimento econômico e de emprego em renda municipal.
Iremos implementar algumas ações estratégicas, como um diagnóstico dos alunos no pós-pandemia para saber quais são as principais deficiências. Com esse estudo vamos apresentar um plano significativo de reforço para os alunos que tiveram dificuldades durante o período. Além disso, vamos distribuir o Livro Digital, um tablet com chip de dados para os alunos poderem acessar a internet, pois muitos não tiveram acesso à plataforma por falta de equipamento e conectividade.
Nós vamos planejar os anos letivos 2020 e 2021 de forma conjunta contemplando também um projeto de inclusão digital. Ampliaremos a Rede Municipal de Ensino com educação integral, inclusiva e antirracista, e construiremos 20 Escolas da Transformação com bibliotecas, áreas verdes, práticas artísticas e esportivas. Infelizmente, Niterói tem mais de 10.000 crianças e adolescentes sem estudar e quase 60 mil adultos que não concluíram o ensino fundamental. Realizaremos uma busca ativa por matrículas e vamos zerar as filas por vagas nas creches e escolas. Em nosso governo, não haverá nenhuma criança, jovem ou adulto fora da escola. Também faremos parcerias com universidades, oferecendo bolsas e estágios.
O conhecimento e o aprendizado só virão novamente quando nossas crianças estiverem mentalmente saudáveis. Não tenho dúvida que elas foram expostas a um isolamento criminoso e vítimas de lideranças estúpidas e covardes que não tiveram a coragem de perder capital político para defendê-las. Neste sentido, entendo que a primeira missão da escola no retorno será acolher essa criança, escutá-la. Reconecta-la ao ambiente escolar que se mostrou ausente quando essa criança mais precisou. Será necessário, antes de tudo, reestabelecer a confiança perdida, de que a escola é um ambiente ativo de promoção da cidadania.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…