
Com uma vida inteira dedicada à carreira jurídica e à cultura, o advogado, jornalista e defensor público Célio Erthal Rocha foi escolhido o Intelectual do Ano de 2025 pela Academia Fluminense de Letras, em conjunto com outras seis entidades culturais.
Natural de Bom Jardim, na Região Serrana do Rio de Janeiro, mudou-se ainda jovem para a antiga capital fluminense, onde formou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1955. Atuou como jornalista nos jornais Correio Fluminense e O Fluminense, além de ter exercido papel de destaque na Defensoria Pública.
Durante o governo de Paulo Torres, chefiou o Departamento de Comunicação Social do Estado do Rio de Janeiro.
Imortal da cadeira 27 da Academia Fluminense de Letras, aos 94 anos, Célio Erthal Rocha continua participando ativamente de eventos educacionais, culturais, jurídicos, sociais e políticos na cidade.
É agraciado com importantes honrarias, como a Medalha do Mérito da Escola da Magistratura, a Medalha Comemorativa dos 60 anos da Defensoria Pública e o Colar do Mérito do Ministério Público.
É autor dos livros Jornalismo, Política e Outras Paragens e Um Olhar sobre o Ministério Público, além de uma obra dedicada à vida e trajetória do jornalista e político Alberto Francisco Torres, seu grande amigo.
Pertencente à tradicional família Erthal, participa neste ano do 45º Encontro da Família Erthal, realizado em Bom Jardim, reunindo parentes de diversas regiões do Brasil e do exterior.
 

 
     
			           
			           
			          