Duas equipes master de canoa havaiana, formada por remadores com idades entre 70 e 77 anos, venceram o Campeonato Brasileiro de Va’a no Espírito Santo, representando dois dos treze clubes instalados na praia de Charitas, em Niterói.
As equipes feminina e masculina do Niterói Ho e do Outrigger Canoe Club agora vão representar o Brasil no mundial de canoa havaiana em Londres, em agosto de 2022. As provas da categoria master serão no lago artificial em frente ao Castelo de Buckingham, que abriga uma enorme quantidade de patos e cisnes.
A praia de Charitas é apontada hoje como o maior polo da canoa havaiana no Brasil, segundo as federações estaduais de Va’a. Ali treinam cerca de 400 remadores de várias categorias, reunidos em treze clubes instalados nessa praia da Zona Sul de Niterói.
Apesar de a pandemia de Covid-19 ter deixado sem remar por um ano os atletas que já tinham vencido o Estadual em Charitas, eles demonstraram garra e preparo físico nas raias da praia Curva da Jurema, em Vitória.
A equipe Master 70+ feminina vitoriosa tinha nos bancos: Mariza Lopes, Lygia Nacif, Christine Buckley Pimentel, Vera Sasse, Helena Mello Rosa, e no leme a capitã Arinete Arzua Caillaux.
A equipe Master 70+ masculina estava formada por Aser Cortines, Alcir Brazil, Luiz Carlos Dumas, Jairo Gavazzoni, Sérgio Yamagata e no leme o capitão Marcelo Lustosa Caillaux .
Maravilha de notícia, para contagiar a todas as idades. Um esporte que trás o encontro entre pessoas e muita energia com a natureza.
Sendo medalhistas ou praticantes, nossas praias estão construindo campeões da alegria, da saúde e verdadeiros campeões de vida.
Parabéns aos praticantes da canoagem, excelente reportagem.