O Engenho do Mato está mais uma vez com moradores ilhados em suas casas na Estrada São Sebastião. Toda vez que chove forte, a rua vira rio. Desde maio de 2018 esperavam que o prefeito Rodrigo Neves cumprisse a promessa de drenar e pavimentar as vias desse bairro da Região Oceânica de Niterói. Na ocasião, o prefeito assinou ordem de início para a instalação do parque, orçado em R$ 3,5 milhões. As obras de infraestrutura prometidas, ele diz agora que vai fazer, no final de seu mandato.
O término da instalação do parque rural estava previsto para janeiro de 2019. A inauguração aconteceu no final de outubro último custando R$ 2,2 milhões a mais do que o valor inicialmente previsto.
Na inauguração do centro hípico, Rodrigo Neves voltou a prometer infraestrutura para as ruas do Engenho do Mato. Disse que até o fim de dezembro será aberta a concorrência pública para a construção de galerias pluviais e feita pavimentação com bloquetes. Culpou a pandemia (que começou em março deste ano) pelo atraso da construção do parque rural.
Com área de 10 mil metros quadrados, o parque conta com espaço para exposições e eventos. Moradores da vizinhança temem perder o sossego com o movimento que poderá atrair para a Estrada São Sebastião. Preferiam que a prefeitura tivesse cuidado, primeiro, de evitar que as ruas do Engenho do Mato fiquem inundadas a cada chuva, como está até a tarde de hoje (08/12).
Quando o prefeito, ainda no PT, pegou 110 milhões de dólares de empréstimo, mesmo com o superávit dos royalties e nao precisar, bradou alto que iria asfaltar todas as ruas da região oceânica.
O dólar mais do que dobrou e as ruas continuam na mesma.