New here? Register. ×
×

Enel culpa pipas, cafifas e papagaios por cortes de energia elétrica em sua rede

Escrito por Gilson Monteiro às 11:30 do dia 21 de junho de 2022
Sobre: A expiatória
  • Pipa na rede elétrica
21jun
Pipa na rede elétrica
Enel culpa as pipas pelos cortes de energia elétrica em sua área de concessão no RJ

Depois da história do espião russo que diz ter nascido em Niterói, a melhor de todas agora é a expiatória da Enel para mais de 210 mil clientes terem ficado sem energia nos cinco primeiros meses deste ano. Garante a empresa que foi por causa de pipas (ou cafifas e papagaios, dependendo da região) que atingiram a rede elétrica de sua área de concessão no Estado do Rio. Já foi o tempo em que o vilão era o vento e a chuva. Agora o culpado pela falta de luz traveste-se de coloridos papéis de seda.

Nem o tal Victor Muller Ferreira, o espião russo desmascarado pelo serviço secreto holandês tentando fuçar documentos do Tribunal de Haia (que investiga crimes de guerra na Ucrânia), seria capaz de arrumar uma história melhor para disfarçar a falta de manutenção da rede elétrica de Niterói e municípios vizinhos.

Victor, ou Sergey Vladimirovich Cherkasov, o espião do GRU (a inteligência militar russa) acabou deportado pela Holanda para o Brasil. Segundo a Polícia Federal, está sob custódia e será processado por uso de documentos falsos. Talvez nem conheça ou venha a visitar Niterói, onde seu passaporte diz ter ele nascido há 36 anos. Mas com a vivência de histórias de espionagem fantasiosas certamente balançaria sua razão se esta fosse posta diante da explicação simplista da Enel para os cortes de energia elétrica na ex-capital fluminense.

Confiram o que diz a didática nota da Enel: “As interrupções de energia, mesmo que de curta duração, geram grandes transtornos aos clientes, impactando a atividade comercial e o dia a dia das pessoas. Neste sentido, é importante reforçar os riscos de se empinar pipa próximo da rede elétrica e a necessidade de os pais orientarem as crianças e os adolescentes sobre os cuidados necessários”, afirma o responsável por Operação e Manutenção da Enel Distribuição Rio, Thiago Martins de Morais.

A Enel lista, a seguir, as regiões com o maior número de ocorrências de cortes de energia provocados por pipas:

ocorrencias

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *