Duas moças vestindo roupas de camuflagem estendem uma faixa com o convite numa das esquinas da Alameda São Boaventura. Enquanto o sinal fica fechado para os motoristas, distribuem também panfletos exortando as pessoas a se tornarem “um atirador”.
No verso do folheto, o microempresário individual Bruno Alvarez Barros enumera “20 motivos para ter uma arma de fogo”. Diz que “é mais rápido se defender com uma arma na mão do que ligar para o 190 (o número de emergência da Polícia Militar)”.
Entre outras justificativas para alguém ter uma arma de fogo, o panfleto diz que “uma pessoa armada que reage a um assalto tem duas vezes mais chances de sobreviver”. E mais: “Melhor uma arma na mão do que um policial ao telefone”.
Os folhetos trazem o símbolo das Forças Armadas e o distintivo da Polícia Federal. Sobre isto, um delegado federal lembra que a utilização dos símbolos nacionais (a Bandeira Nacional; o Hino Nacional; as Armas Nacionais; e o Selo Nacional) são protegidos por lei e sua utilização aleatória é proibida.
A Secretaria estadual de Polícia Militar afirma em nota que “o Serviço 190 é uma ferramenta de segurança pública fundamental e insubstituível para a sociedade”. Acrescenta que “o comando do 12° Batalhão da PM atua em estreita parceria com o Serviço 190”.
A Secretaria da PM diz que os índices de criminalidade registrados em outubro, na área de atuação do 12° BPM (Niterói e Maricá), apresentaram queda em relação ao mesmo mês de 2020.
Diz a nota: “A eficiência do trabalho dos policiais militares que atuam nos municípios de Niterói e Maricá pode ser demonstrada nos indicadores criminais. Embora os números ainda dependam de consolidação pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), já é possível adiantar que os índices de outubro deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2020, registraram reduções expressivas, tanto de crimes contra a vida como crimes contra o patrimônio.”
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…