Publicidade
Notícias

Em defesa da lagoa, quinta na Câmara

Publicidade

O movimento pela preservação da Lagoa de Itaipu e contrário à construção de 210 prédios no local vai continuar na quinta-feira (26/10) com a concentração de manifestantes em frente à Câmara de Vereadores, para cobrar a inclusão no Plano Diretor Urbano daquele trecho marginal de proteção do espelho d’água que fica de frente o mar de Camboinhas como Área de Proteção Permanente (APP).

No domingo (22/10), cerca de duas mil pessoas deram um abraço na lagoa. O evento reuniu ambientalistas, pescadores, surfistas, e cidadãos que defendem a preservação da lagoa de Itaipu. Na quinta-feira, os vereadores deverão fazer a primeira votação para aprovação do Plano Diretor de Niterói, mas o projeto de lei estará aberto para receber emendas até 13 de novembro e ter sua votação final em 29 de novembro.

Há dois anos, a faixa marginal de proteção da lagoa de Itaipu — que fica entre a Avenida Professor Florestan Fernandes, o espelho d’água, o Canal do Camboatá e o mar de Camboinhas foi excluído do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset) pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Com isso, a área ficou liberada para a construção de um empreendimento que poderá levar mais 28 mil moradores para Camboinhas, com a construção de 210 prédios de seis andares, cada.

 Em nota aos jornais, a prefeitura de Niterói lava as mãos dizendo que o terreno está sob responsabilidade da União e que a permissão para a construção de prédios está sendo analisada pelo Ministério Público Federal e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Afac abre ambulatório pioneiro para idosos com déficit cognitivo em Niterói

O novo ambulatório da AFAC funciona na Rua Padre Leandro 18, no bairro do Fonseca…

3 horas ago

Quando o corpo fala: dança e inclusão em cena no SESC Niterói

Bailarinos do Grupo Inclusivo de Dança Expressar se apresentam no SESC / Foto: Luiz Caldas…

4 horas ago

Cerveja de Niterói eleita a melhor em evento mundial no Rio de Janeiro

Osmar Buzin, fundador da premiada Cervejaria Noi, sediada em Niterói / Divulgação A cerveja artesanal…

1 dia ago

Miraflores se associa à Rede Inspira e transfere colégio para São Francisco

Pais e responsáveis lotam o ginásio do Miraflores, em reunião com a diretoria sobre os…

5 dias ago

Cervejeiro premiado morre em acidente de moto em Niterói

André Valle exibe algumas das 58 medalhas que sua "obra prima" conquistou em concursos nacionais…

1 semana ago

Construtora compra imóvel do Miraflores e escola busca nova sede em Niterói

Miraflores vendeu o terreno que ocupa há 56 anos na Rua Ministro Otavio Kelly, no…

1 semana ago
Publicidade