Publicidade
Categories: NotíciasSaúde

Drama de doentes pode acabar na sexta

Publicidade

O drama de milhares de pacientes beneficiários de planos de cobertura nacional da Unimed Rio, que estão há dois meses e meio sem atendimento médico em Niterói e São Gonçalo, está prestes a terminar. A nova diretoria da cooperativa carioca, no cargo há três semanas, acertou ontem (13/9) um acordo com a Unimed Leste Fluminense e vai reiniciar os pagamentos aos cooperados dela na sexta-feira (16-9). Será paga a produção de maio e a primeira das dez parcelas da produção referente a junho.

No dia 30/09, a Unimed Rio deverá iniciar a regularização dos pagamentos aos médicos da Unimed Leste Fluminense, mantendo-os regulares daí em diante, segundo Termo de Compromisso assinado pelas diretorias das duas cooperativas, juntamente  com um representante da Federação das Unimed do Rio de Janeiro e do Ministério Público Estadual.

Em nota aos seus 1.300 médicos, laboratórios e hospitais cooperados, a diretoria da Unimed Leste Fluminense registrou que, em contrapartida, assumiu o compromisso de manter o atendimento aos beneficiários da Unimed Rio “sem qualquer restrição, desde que cumpram os acordos assumidos”, ressaltou.

Caarj cria canal denúncias de falta de atendimento

Dentre os 60 mil beneficiários da Unimed Rio que moram em Niterói e São Gonçalo, cerca de dez mil são advogados cujo plano de saúde foi vendido em 2008 à cooperativa carioca pela Caixa de Assistência aos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Caarj). Com a assistência médica interrompida pela crise da Unimed, muitos estão cobrando seus direitos de consumidor na Justiça e alguns até mesmo processando a própria Caarj.

Em nota aos advogados, a Caarj anunciou ter criado um canal de atendimento que funciona das 10h às 17h, pelo telefone 21 2277-2331, para receber denúncias de recusa de atendimento a beneficiários da Unimed Rio por parte da Unimed Leste Fluminense.

A Caarj acrescenta na nota que “essas reclamações serão encaminhadas à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), ao Ministério Público, à Defensoria Pública e aos demais órgãos com poderes para determinar a manutenção do atendimento pela Unimed Rio”.

A ANS também divulga seu telefone 0800-701-9656 para beneficiários que enfrentarem dificuldades no atendimento prestado por operadoras de planos de saúde registrar suas reclamações. O mesmo pode ser feito através da Central de Atendimento ao Consumidor no portal http://www.ans.gov.br ou em um dos 12 Núcleos da ANS existentes nas cinco regiões do país.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Caos na saúde infantil: Getulinho manda crianças buscarem socorro em SG

Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…

15 horas ago

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

3 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

4 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

1 semana ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago
Publicidade