New here? Register. ×
×

Dia do Professor: nossa reverência especial aos mestres abnegados

Escrito por Gilson Monteiro às 15:54 do dia 15 de outubro de 2020
Sobre: Lições de vida
  • Dia do Professor
15out

Dia do ProfessorHoje, Dia do Professor, é uma data importante também para nós alunos que trazemos na memória a figura daquela ou daquele que nos ensinou nos bancos escolares a aprender a ler ou a ter um conhecimento mais profundo sobre todos os assuntos, para  tocar o barco da vida com o aprendizado que recebemos desses abnegados profissionais do ensino.

Somos oriundos de escola pública, onde fizemos o primário no Grupo Escolar Raul Vidal, na Feliciano Sodré, com a diretora de uma vida inteira, Jônia Fontes, de uma dedicação insuperável, se preocupava até com a qualidade da sopa que era servida, um verdadeiro almoço.

Depois fui para o Plínio Leite e o Nilo Peçanha, onde depois virei amigo e confidente dos velhos diretores Plinio Leite e Maria José Cid. Na Faculdade de Direito da UFF, uma seleção de mestres comandados por Telles Barbosa, dentre eles Geraldo Bezerra de Menezes, Brígido Tinoco, Oscar Przewodowdki.

O preâmbulo é para chegar e lembrar de uma plêiade de educadores e alfabetizadoras de Niterói, responsáveis pela formação moral e intelectual de milhares de niteroienses espalhados e brilhando nas mais diversas áreas do Brasil do exterior.

Se a memória falhar, me corrijam nos comentários.

Das mestras alfabetizadoras, uma das decanas foi Marília Matoso, Heda Mocarzel, Maria Ester Latini, Alzira Bittencourt, Marli Cury, Estela Trovão e Sônia e Vera Soares de Almeida, no Miraflores.

No segundo grau pontuavam irmão Amadeu, Instituto Abel; Myrtes Wenzel, Centro Educacional; padre Hamilton, Salesianos; irmã Catarina, São Vicente de Paulo; Plinio Leite, no colégio Plinio Leite; Samuel de Souza, Colégio Baptista; Maria José Cid, Nilo Peçanha; Francisco Bittencourt Silva, Bittencourt Silva; Álvaro Figueiredo Costa, Figueiredo Costa; Samuel de Souza, Colégio Batista; Valencio Duarte, Santa Bernadete; e Michel Assef, no Martim Afonso.

Aos mestres com carinho, a lembrança e gratidão do aluno de sempre.

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

One thought on “Dia do Professor: nossa reverência especial aos mestres abnegados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu