New here? Register. ×
×

Dia da Criança nasceu há 98 anos em Niterói, ideia do pediatra Almir Madeira

Escrito por Gilson Monteiro às 16:00 do dia 11 de outubro de 2021
Sobre: Berço da homenagem
  • Dia da Criança
11out

Dia das CriançasO Dia da Criança, uma das datas mais festejadas e que movimenta o comércio no Brasil, nasceu em Niterói, há 98 anos. Em 1923, o pediatra Almir Madeira deu a ideia ao colega Galdino do Valle Filho, que tinha sido eleito deputado federal. Sugeriu também que fosse em 12 de outubro, por ser o dia em que Cristóvão Colombo descobriu as Américas e as batizou como “continentes crianças”. Em 5 de novembro de 1924 o presidente Arthur Bernardes sancionou o decreto 4.867, do Congresso Nacional. Mas a data só pegou mesmo em 1960, quando marcou o início de uma campanha publicitária da Johnson&Johnson e da fábrica de brinquedos Estrela.

A sugestão de Madeira a Galdino era criar a data para chamar atenção para os temas do 3° Congresso Sul-Americano da Criança, em 1923, do qual ambos participavam. O evento discutia a educação, a alimentação e o desenvolvimento das crianças. Defensor da saúde e dos direitos das crianças, Madeira mantinha desde 1913 o Instituto de Proteção e Assistência a Infância de Niterói (IPAIN), que funcionou por mais de 50 anos na Rua Visconde de Moraes, esquina com Andrade Neves, em São Domingos. Ali hoje está a Policlínica Almir Madeira, da Prefeitura de Niterói.

Galdino do Valle Filho foi vereador e prefeito de Nova Friburgo, deputado estadual e federal. Morou em Niterói. Era um médico tão querido que era eleito sem precisar sair às ruas para fazer campanha. Seus descendentes moram em Niterói e Friburgo, onde sua casa está tombada pelo patrimônio municipal.

A partir somente de 1960 foi que o Dia da Criança ficou conhecido. A Johnson&Johnson e a fábrica de brinquedos Estrela se associaram para lançar a promoção “Semana do Bebê Robusto”, para reforçar a venda de produtos para crianças. A iniciativa foi seguida por varejistas que, nos anos seguintes, rebatizaram a data como “Semana da Criança”. Desde então,  se tornou uma das principais datas comerciais do calendário brasileiro.

O dia 12, porém, não é uma data universal. O Dia da Criança é comemorado em mais de cem países em momentos variados. Em 1925, o Dia Internacional da Criança foi proclamado em Genebra durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança. A partir desse ano, a data dedicada aos pequenos passou a ser celebrada em 1° de junho, em vários países.

Para a ONU, 20 de novembro é o Dia Mundial da Criança, data da aprovação da Declaração Universal dos Direitos da Criança e da Convenção Sobre os Direitos da Criança. Elas foram firmadas em 1959 e em 1989, respectivamente.

Veja, abaixo, em que dia e mês outros países comemoram a data:

·        Alemanha – 20 de setembro

·        Argentina – 2º domingo de agosto

·        Austrália – 4ª quarta-feira de outubro

·        Canadá – 20 de novembro

·        China – 1° de junho

·        Estados Unidos – 1º domingo de junho (podendo variar de estado para estado)

·        França – 20 de novembro

·        México – 30 de abril

·        Portugal – 1° de junho

 

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

2 thoughts on “Dia da Criança nasceu há 98 anos em Niterói, ideia do pediatra Almir Madeira

  1. A reportagem sobre o dia da criança mostra que Niterói, no passado, foi uma vitrine para fatos importantes. Tais como a criação do Dia das Crianças. Acrescento que era na passarela da Praia Icaraí que as mulheres lindas da década de cinquenta exibiam, em primeira mão, o que existia na moda de verão.

  2. Pena que precisou entrar às fábricas com interesse em faturar para a data passar a ser comemorada

    Mas muito interessante saber que começou aqui a comemoração

Comments are closed.