New here? Register. ×
×

Delícias mineiras de ‘comer rezando’ em uma simpática varanda do Jardim Icaraí

Escrito por Gilson Monteiro às 14:19 do dia 5 de agosto de 2022
Sobre: Cardápio tentação
  • Armazem Mineiro, Niterói
05ago
Armazém Mineiro, Niterói
Melhor pão de queijo de Niterói, atestam os clientes do Armazém Mineiro

Foi um pecado dos deuses quando ao entardecer me sentei à mesa do Armazém Mineiro, no Jardim Icaraí, abri o cardápio e encontrei tanta coisa gostosa que fiquei minutos com a garçonete a minha frente esperando por uma decisão. Acabei pedindo de entrada um pão de queijo com linguiça artesanal, um casamento perfeito de dois produtos autênticos da terra do ex-presidente Juscelino Kubitscheck.

Depois na dúvida entre um cural de milho verde ou a goiabada com queijo canastra, optei pela última. Para não me exceder no peso encerrei o pequeno expediente de guloseimas com o café moído expresso.

Essa casa é um cantinho das Minas Gerais na Rua Ministro Otávio Kelly 407, na Zona Sul de Niterói. Está completando quatro anos anunciando para breve almoço com dois pratos típicos: o “Loca”, com linguiça, ovo, couve e arroz; e o “Poca”, que leva pernil, ovo, couve e arroz.

Como o ambiente estava agradável fiquei como observador gastronômico de outras mesas da varanda. Um casal bebia vinho tinto degustando uma tábua de queijos. Em outras duas mesas, professoras do colégio Miraflores, que fica ali perto, faziam um lanche.

Vi pão de queijo chegando a todo instante. Fiquei sabendo que são dez tipos com recheios salgados, como o com queijo canastra, o de requeijão de corte, carne seca, frango desfiado, pernil de forno; e seis tipos doces com goiabada, brigadeiro, cocada, queijo coalho e melado de cana, queijo brié com geleia de damasco ou jabuticaba.

Quando o casal Janaína e Claudio Eliziario chega com a simpatia e a voz mansa na varanda, na parte de baixo ou nas mesas na parte de cima da loja, oferecem os caldos do dia (podem ser de legumes com carne, camarão, mandioca com carne seca e outros). Também lembram aos clientes sobre a irresistível canjica e o tradicional bolo de rolo preparados pelo Armazém Mineiro. E é aí que o bicho pega na balança.

Se o freguês for olhar as vitrines vai encontrar os queijos da Serra da Canastra, minas, padrão, parmesão, muçarela, trança, frescal, burrata, requeijão de vaca e de búfala, entre outras novidades. Tem também todo tipo de goiabada, a de corte, cascão, lisa, cremosa e os doces caseiros de mamão, laranja da terra, figo, abóbora e a ambrosia para trazer à memória as delícias preparadas pelas vovós.

Os moradores da terra de Arariboia, com os preços das passagens aéreas, não precisam ir longe. Basta aterrissarem em Icaraí para degustar um pouco das coisas saborosas do Armazém Mineiro.  Fica na Rua Ministro Otávio Kelly 407, no Jardim Icaraí, e funciona de segunda a sábado, das 9h30m às 20h, atendendo delivery pelo IFood.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

3 thoughts on “Delícias mineiras de ‘comer rezando’ em uma simpática varanda do Jardim Icaraí

  1. Excelente dica !!! Você meu amigo Gilson, está desbravando em seus passeios pela nossa amada Niterói, lugares maravilhosos, aconchegantes, saborosos e fora do circuito gastronômico tradicionais por nós conhecidos !!! Parabéns ao amigo e ao casal Janaina e Claudio Eliziario, por nos oferecer esse cantinho da saborosa comida mineira !!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *