Desde a entrada, já se começa a sentir o cherinho agradável de um pão diferenciado. Também pudera, quem está com a mão na massa é Juan Bertoni, renomado chef boulangerie e de pâtisserie. Há dez anos, completados neste mês, ele trabalha na pequena fábrica artesanal que leva seu nome, na Avenida Irene Lopes Sodré 296, bairro Peixoto, na Região Oceânica de Niterói.
Seu pão sai do forno ao gosto do freguês, com tamanho, peso, formato e recheio personalizado com sabor de frutas, como açaí e cacau, ou de abóbora, açafrão, pimenta, cerveja e até feijão. Bertoni atende encomendas pelo celular (21) 98899-1184.
No menu variado o freguês encontra mais de 40 tipos de pães de sal, doce, meio doce e folheados. A baguete é de vários sabores, assim como tem brioche francês, broa de milho com calabresa, croissants, pão integral com passas e nozes, e o australiano. Haja farinha para fazer tantas outras receitas da experiente e eclética cabeça de Bertoni.
Ele toca a Juan Bertoni Fabrique junto com o filho Alan, fazendo produtos de extrema qualidade para hotéis, restaurantes, buffets e para clientes que queiram servir em seus encontros novidades na área da panificação .
Juan Bertoni vai participar da Feira Rio Je T’aime, encontro de gastronomia franco-carioca, no Reserva Cultural, em São Domingos, dias 18 e 19, sábado e domingo, das 10h às 22h. Ele promete surpreender com novidades especiais no estande da Juan Bertoni Fabrique, dentre elas:
- Viennoiserie – Cinnamon Rolls, Danish coco, Pain au Chocolat, Sacristan;
- Pain couvert – Brioche de Abóbora, de Azeite, de Cacau, Multigrãos, Tradição, Ciabatta, Crostini, Grissini;
- Petit Fours – Financier amêndoa, Madeleine au Mel, Palmier, Roche coco;
- Pissaladiere – anchova, azeitona preta, cebola;
- Trilogia de Tarte au Citron, Tarte Tatin e Savarin Chantilly.
O extenso currículo de mais de quatro décadas do uruguaio Juan Bertoni começa quando tinha 14 anos e foi ser padeiro, além de fazer cursos de confeiteiro em Montevidéu. Aos 19 anos chegou ao Brasil, trabalhando nos melhores hotéis do Rio, o Nacional, Rio Palace, Sofitel, Othon Palace, Sherathon e Copacabana Palace. Este último ele representou no exterior, mostrando as novidades da área da culinária brasileira a outros hotéis cinco estrelas, como o Plaza de Nova York.
Mestre respeitado em várias faculdades, leciona na Estácio de Sá onde tem formado muitos profissionais com competência para exercer suas atividades no país. Niteroiense adotado, o craque Juan Bertoni, com 66 anos, figura competente e agradável, com suas mãos habilidosas continua fazendo delícias que deixam com água na boca cariocas e moradores da terra de Arariboia.
Juan Bertoni. O melhor professor que tive na Estácio! Um cara, incrível, habilidoso e muito bom em tudo o que faz e ensina. Merece todo sucesso.🥰👏👏🙏
Que ótimo! Não sabia dessa figura competente morando aqui em minha cidade!!
Irei no Reserva conferir suas obras…e saborear.
Amo pães!