Publicidade
Categories: Notícias

Crise não apaga chama dos Bombeiros

Publicidade

Nem a crise que assola o governo do Estado do Rio de Janeiro é capaz de abalar o quase centenário quartel do Corpo de Bombeiros de Niterói, na Rua Marquês do Paraná, no Centro de Niterói. Os equipamentos de combate a incêndio ainda funcionam, assim como os soldados se mantém a postos, apesar do soldo com dia incerto para ser recebido e do dinheiro cada vez mais curto para o Estado manter seus compromissos com saúde, educação e segurança.

O cabo Bombeiro Cruz visto em filmes e fotografias nas redes sociais atravessando a pé a Ponte Rio-Niterói, porque não recebera o pagamento do Estado e estava sem dinheiro para viajar da Ilha do Governador, onde mora, até a escola da corporação em Charitas, virou um exemplo de tenacidade da tropa.

Inaugurado em agosto de 1917, o quartel foi comprado na Alemanha, de onde o fabricante mandou a estrutura metálica pré-moldada para ser montada aqui. Anos depois, quando a corporação resolveu construir um muro em torno do terreno da Marquês do Paraná, a população reclamou pelos jornais que a providência iria “esconder” a arquitetura da torre de treinamento e do pavilhão dos bombeiros, construção que em 1926 já fora ampliada ganhando uma oficina e um refeitório. Em maio de 1996, o quartel foi tombado como patrimônio municipal pela Lei n° 1.505.

O vai-e-vem político para a instalação dos Bombeiros em Niterói quem conta por inteiro é o historiador Emmanuel de Macedo Soares. Leiam o artigo “Quartel pré-moldado e centenário não verga como ciclovias modernas“.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Niterói perde uma grande líder na defesa dos direitos das pessoas com deficiência

Tânia Rodrigues presidindo uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Niterói / Reprodução Câmara…

3 dias ago

Romanceiro: o sebo que supera a população de Niterói em número de publicações

Adroaldo Peixoto em plena atividade, dedicado à busca de acervos raros e excepcionais Com um…

4 dias ago

A Banda do Central e a memória de Gugu

O animado doutor Carlos Augusto era figura de destaque tanto na Banda do Central quanto…

1 semana ago

Rio Cricket com a bola rolando há 128 anos no campo em Niterói

O campo da Fagundes Varela com seu gramado renovado, berço de grandes nomes do futebol…

2 semanas ago

Hospital de Niterói conquista selo internacional de excelência em cardiologia

Excelência em Cardiologia, o Centro Hospitalar de Niterói (CHN) se destaca em toda a região…

3 semanas ago

Um encontro com a medicina humanizada legada pelo doutor Lutegarde

Doutor Lutegarde continua transmitindo o exercício da medicina humanizada aos jovens médicos residentes Fui visitar…

3 semanas ago
Publicidade