New here? Register. ×
×

Coronavac chegou hoje, mas Niterói não diz quando aplica segunda dose

Escrito por Gilson Monteiro às 12:52 do dia 2 de maio de 2021
Sobre: Reforço adiado
  • Coronavac
02maio

Coronavac

Mais 54.160 doses de Coronavac foram distribuídas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) na manhã deste domingo (02/05) para treze municípios fluminenses. A vacina do Butantan entregue hoje é exclusivamente para a aplicação da segunda dose em Niterói, São Gonçalo e Maricá e outras dez cidades.

Niterói recebeu ao todo 26.160 doses de vacina contra a Covid, segundo a assessoria de imprensa da SES, sendo 2.250 doses de Coronavac. Às 18h, pela sua página no Facebook, a prefeitura disse que “infelizmente a quantidade não é suficiente para manter o calendário original e a segunda dose da Coronavac”. Com isso, deixa na expectativa centenas de idosos que já deveriam ter recebido a dose de reforço do imunizante.

Além da Coronavac, a SES entregou mais 595.820 doses da Oxford/Astrazeneca aos 92 municípios do estado. Estas são para primeira dose no grupo que inclui as Forças de Segurança e Salvamento e as Forças Armadas; pessoas com comorbidades, incluindo as gestantes e puérperas que façam parte deste grupo; e pessoas com deficiências permanentes.

A Prefeitura de Niterói, que anunciou em cima da hora a interrupção da dose de reforço para idosos com 66 anos ou mais na quinta-feira à noite, até agora não informou sobre quando retomará a imunização. Pelo calendário divulgado nas redes sociais, a prefeitura programou a aplicação da Astrazeneca na segunda-feira (03/05), para pessoas com 59 anos com comorbidades. Elas deverão apresentar RG e CPF, comprovante de residência e uma declaração médica. Grupos prioritários e profissionais da educação também serão vacinados.

A SES está cobrando dos municípios um levantamento das segundas doses de Coronavac que estão atrasadas. O objetivo é que as próximas remessas desta vacina, enviadas pelo Ministério da Saúde ao estado, sejam distribuídas aos municípios para a segunda aplicação do esquema vacinal — até que a imunização de todas as cidades fique em dia.

Na manhã de quinta-feira (29/4), a Secretaria de Saúde de Niterói havia garantido dispor de reserva técnica suficiente para cumprir o esquema vacinal. A informação era a de que a secretaria tinha Coronavac em estoque, o suficiente para aplicar a dose de reforço dos idosos. À noite, porém, se contradisse em transmissão ao vivo nas redes sociais. A subsecretária Camilla Franco atribuiu a falta de vacina à 30% das pessoas que tomaram a segunda dose de Coronavac em Niteró. Elas teriam recebido a primeira em outras cidades. A alegada demanda inesperada contribuiu para zerar o estoque da reserva de contingência que Niterói dizia ter.

A nota da Prefeitura de Niterói postada às 18h deste domingo, sem nenhuma data para a aplicação da segunda dose da Coronavac, é a seguinte:

Nossa cidade recebeu uma nova remessa de vacinas do Ministério da Saúde. Ontem (01), foram 22.890 doses da Astrazeneca para a primeira dose; 1020 para a segunda; e 650 doses para a Coronavac. Hoje (02), recebemos mais 1600 doses da Coronavac. Infelizmente a quantidade não é suficiente para manter o calendário original e a segunda dose da Coronavac. Seguimos aguardando novas remessas. Mais de 33% da população em idade de vacinação da vacina da Covid-19 já recebeu ao menos uma dose do imunizante, um percentual muito acima do estado do Rio e do Brasil. Queremos vacinar todos o mais rápido possível e estamos atuando em todas as frentes com esse objetivo. Faça a sua parte: respeite as medidas de distanciamento sanitário, use máscaras e redobre a higiene. Quando chegar a sua vez, diga sim à vacina! Confira o calendário no site: http://www.niteroi.rj.gov.br/vacinacao/

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

One thought on “Coronavac chegou hoje, mas Niterói não diz quando aplica segunda dose

Comments are closed.