Depois de um exaustivo encontro na sexta-feira (27), entre Rodrigo Neves e o ex-deputado Chico D’Ângelo, o prefeito eleito não encontrou um nome de consenso para ocupar a Secretaria de Saúde. D’Ângelo, que por muitos anos dirigiu a pasta, nela queria manter sua esposa, Anamaria Schneider, ou indicar a sobrinha Juliana Carneiro. Mas o futuro prefeito acabou convidando a médica Ilza Fellows, para assumir a pasta que tem um orçamento de mais de R$ 1 bilhão em 2025.
Ilza, pediatra e experiente administradora hospitalar, atualmente dirige o Hospital da Unimed de Itaipu. Ela pediu um tempo para responder a Rodrigo. Isto porque ainda precisava ter uma conversa com a recém-eleita diretoria da cooperativa médica niteroiense. Às 17h10m desta segunda-feira (30), Rodrigo anunciou pelas redes sociais que a doutora aceitou ser a nova Secretária de Saúde e Presidente da Fundação Estatal de Saúde.
Ilza Fellows é bastante conhecida em Niterói, principalmente pela classe médica, porque dirigiu por anos o Complexo Hospitalar de Niterói, sendo a grande impulsionadora de toda a transformação do CHN na cidade.
A Doutora Ilza faria muito mais pela saúde não aceitando o cargo nessa “nova” gestão municipal, continuando o aprimoramento do hospital em Itaipu, de modo a ampliar os convênios aceitos.
O deputado queria manter a esposa ou indicar a sobrinha. Perdi anos votando num deputado falso, mais do mesmo.
Se eu fosse a Dr. Ilza pulava fora dessa corja. Vai queimar seu CV.
Nós servidores da saúde esperamos que todos os compromissos assumidos pelo governo sejam cumpridos através da nova secretária. Que a tabela salarial seja implantada, dando um pouco mais de dignidade aos profissionais da saúde. Manteremos com o novo governo um diálogo franco e respeitoso, onde os princípios republicanos e democráticos serão a essência desse convívio, buscando sempre um SUS público, universal e qualidade.
Lamentável a atitude do ex-deputado, ao sugerir que a pasta da saúde continuasse sob o manto da sua família, ao invés de se preocupar com o melhor para a população. Vale lembrar que ele sempre fez parte desse grupo político, criado pelo ex-prefeito Jorge Roberto Silveira, que continuará no comando dos destinos de Niterói.
Toda vez que se fala em melhorias na Saúde, os servidores da pasta condicionam isso ao aumento dos salários..
Embora isso possa parecer um casuísmo, na verdade os profissionais da saúde são muito mal remunerados…
Basta ver a quantidade de horas que um médico precisa para, “apenas” concluir a faculdade: mais de 6.200 horas.. depois tem residência, especialização etc etc…
E, ainda tem a responsabilidade do médico, pois o mesmo lida com o que mais precioso que existe neste planeta: vidas humanas..
Além disso, enfermeiros, pessoal do setor administrativo e médicos, ainda têm que lidar com condições precárias para exercerem sua profissão…
Prefeitura de Niterói adora fazer “obras de belezura”, mas investe quase nada nos postos municipais ou mesmo num hospital municipal…
Assim, acho pra lá de justo que o pessoal do setor da saúde cobre do prefeito reeleito pela 4ª vez (alguém tem dúvidas que o anterior era um “poste” ??? ), as melhorias na saúde, começando pelo salário do pessoal que trabalha na área…
Será uma grande perda para a Unimed Leste Fluminense se a Dra. IIza abdicar da Direcao do Hospital ITaipu. Em contrapartida a Secretaria Municipal terá uma Gestora Técnica de consenso na Saúde
Uma das maiores executivas que conheci na minha carreira.
Mas aceitar o CONVITE dessa prefeitura, será como TRITURAR A REPUTAÇÃO.