Publicidade
Notícias

Construtora derruba árvores centenárias na Boa Viagem, em Niterói

Publicidade

Árvores centenárias estão sendo derrubadas na Rua Antonio Parreiras, no bairro de Boa Viagem, em Niterói, por uma construtora formada por políticos e empresários da mesma raiz genealógica do secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Altineu Cortes.

A empresa é a SPE Praia de Boa Viagem Empreendimentos Imobiliários, que têm como sócios dois primos de Altineu: Roberto Baranowski Cortes Coutinho e o vereador e ex-secretário municipal de Habitação de Niterói Atratino Cortes Coutinho Neto. Está estabelecida na Rua Presidente Backer, em Icaraí, com o modesto capital social de R$ 1 mil, fazendo parte da holding familiar União Realizações Imobiliárias, sediada no mesmo endereço.

O empreendimento, segundo pouco informa uma placa afixada no local, tem licenças de supressão (corte de árvores), desmonte, demolição e instalação.

O painel mostra apenas números de processos, mas não divulga o nome do responsável técnico nem quais órgãos teriam concedido a licença. Não diz se as licenças são das secretarias de Meio Ambiente estadual ou municipal, ou se a derrubada das árvores foi autorizada pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente), que tem como diretor de Licenciamento Ambiental Fabio Dalmasso Coutinho – outro primo de Atratino, de Roberto e de Altineu.

Bota abaixo surpreende bairro

Moradores da Rua Antônio Parreiras, que leva o nome do pintor niteroiense consagrado por retratar a verdejante paisagem da cidade à sua época, foram surpreendidos na segunda-feira (06/01) pelo barulho de motosserras cortando as árvores centenárias no terreno número 126.

Os operários botavam abaixo tudo o que encontravam pela frente no terreno que tem ligação com a Avenida Almirante Benjamim Sodré, onde fica entre os prédios 140 e 274.

Uma irregularidade gravíssima, que chama a atenção, é que a placa afixada no local tem como título “Licença de Obras”, sem especificar qual órgão da Prefeitura autorizou essa degradação ambiental. Teriam sido as Secretarias de Meio Ambiente ou de Urbanismo de Niterói ou o órgão estadual Inea?

Colocaram um endereço genérico, Praia da Boa Viagem, sem identificar a numeração, e enumeram processos supostamente referentes à supressão, desmonte, demolição e instalação, não divulgando qual a empresa ou seu responsável técnico.

É a marca petista de governar de Rodrigo Neves, agora no PDT,  contando com a cobertura do Partido Verde, que ocupa muitos cargos na Prefeitura com o beneplácito do secretário de Planejamento, Axel Grael, integrante da legenda. Fingem defender o meio ambiente, mas se omitem diante do que estão fazendo na Boa Viagem para não comprometer suas imagens de defensores da natureza.

Moradores disseram que a grande área pertencia a Odebrecht, que foi beneficiada por uma lei de Rodrigo Neves instituindo a Operação Consorciada da Zona Central de Niterói. O projeto de revitalização do Centro não vingou com o envolvimento da empresa na Lava Jato.

No terreno, seus atuais proprietários pretendem erguer três blocos de apartamentos de frente para a Baía de Guanabara e para a Ilha da Boa Viagem, tombada pelo Patrimônio Histórico.

Com a palavra o MP.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Secretário de Educação viaja para a Itália. Em Niterói crianças não têm escola

Mães esperam por vagas nas escolas enquanto secretário viaja para a Itália com sua equipe…

3 dias ago

Dupla Grael/Rodrigo deixa crianças fora de creches e escolas de Niterói

Milhares de crianças continuam fora das creches e escolas de Niterói. A Justiça já deu…

4 dias ago

Encontro reúne descendentes das famílias italianas pioneiras em Niterói

Descendentes dos italianos pioneiros em Niterói e amigos reunidos em almoço no Praia Clube São…

5 dias ago

Tapume do Cine Icaraí cai de novo revelando descaso da dupla Grael/Rodrigo

Tapume no chão revela falta de cuidado com a coisa pública pela prefeitura de Niterói…

1 semana ago

Remédio mais caro do mundo é aplicado pela primeira vez em Niterói

Alice, família e equipe multidisciplinar do CHN comemoram a infusão do medicamento Alice, uma bebê de 7…

2 semanas ago

Vistoria pode voltar aos postos do Detran por decisão do STF

Filas podem voltar aos postos de vistoria do Detran, como acontecia antes da pandemia em…

2 semanas ago
Publicidade