New here? Register. ×
×

Conservação de ruas e estradas de Niterói esquecida pela prefeitura

Escrito por Gilson Monteiro às 17:05 do dia 18 de janeiro de 2022
Sobre: Só não falta IPTU
  • Conservação de ruas e estradas de Niterói esquecida pela prefeitura
18jan
Conservação de ruas e estradas de Niterói esquecida pela prefeitura
Estrada do Muriqui cheia de lama e buracos

A conservação de ruas e estradas de Niterói está esquecida pela prefeitura. Moradores da Estrada do Muruqui, um recanto aprazível e tranquilo de Pendotiba, pagam um IPTU caro, que varia de R$ 3 mil a R$ 7 mil, sem receber nenhum retorno do município.

– Já fizemos um abaixo-assinado, com mais de 500 assinaturas, solicitando melhorias em vários aspectos. Entregamos nos gabinetes dos vereadores e nada. Lembrando que aqui não temos sequer saneamento básico e a iluminação pública é péssima. Um lugar que tem uma natureza exuberante, mas não recebe um olhar dos senhores governantes – diz o morador Gabriel Pereira.

Além de não fazer nenhum investimento no Muriqui, assim como em toda Pendotiba, a prefeitura de Niterói deixa os moradores ilhados em suas casas sempre que chove na cidade. Verdadeiras crateras se abrem nas estradas de barro.

A última vez que passou uma patrol no Muriqui foi em novembro. Uma obsoleta e má conservada rede de drenagem não dá vencimento à chuva. As manilhas estão entupidas impedindo o fluxo das águas pluviais. Mas os carnês do IPTU 2022 já estão chegando com 10,25% de reajuste.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

44 thoughts on “Conservação de ruas e estradas de Niterói esquecida pela prefeitura

  1. Finalmente passaram a máquina em alguns pedaços iniciais da estrada do Muriqui, mas a parte com restos de borra de3 asfalto, antes da entrada para a rua do Ourives, precisa ter material posto na área e então consertado, portanto queremos que terminem o trabalho.

  2. Não há limpeza dos bueiros e das tubulações de escoamento de aguas pluviais já meses. Neste governo não fizeram nada para melhorar o escoamento das águas. Na Rua Vereador Estrada há bueiros entupidos, assim como na Rua Noronha Torrezão, e também na Dr. Paulo César, na Rua Santa Rosa, no Largo do Marrão, e em diversas ruas de Icaraí.
    Uma vergonha! Basta dar uma volta para ver diversos bueiros entupidos. Total descaso desta administração, que é marcada pela total incompetência.

  3. @prefeituradeniteroi @axelgrael @rodrigoneves @enel @aguasdeniteroi
    Há 30 anos vivo em Muriqui, por escolha, e sem carro! Ao início, o caminhar pela estrada Muriqui Grande era um prazer: areião e terra misturada com pedras de quartzo e mica. Em noites enluaradas, o chão brilhava tal como estrelas. Alguns anos depois, para desafogar caminhões de terras de alguma obra na região, começaram a pavimentar com terra & saibro, e a partir dali o caos foi instalado a cada chuva em nossa região. Os quase diários rompimentos de canos da Águas de Niterói, contribuem para que a estrada se deteriorasse a tal ponto, que há vizinhos precisam assumir constantes altos custos com reparos em oficinas. Para os transeuntes trabalhadores, a vida aqui também não anda fácil…não sabemos qual a menor poça a escolher para não encharcarmos totalmente os nossos calçados. No quesito Águas de Niterói certamente “Muriqui” deve ser o bairro campeão de reclamações na COLAB, graças também à agilidade comunicação e força dos seus moradores. No entanto, registre-se que essa agilidade de somas de forças entre vizinhos, traduz-se também em nos consumir um bom tempo a cada dia nessa tarefa. Contudo os reparos sempre são emergenciais, focados aonde ocorrem os rompimentos, e uma vez esse sustado, as águas encontram força para fazer emergir outro rompimento. Pedimos aos Srs. mais atenção e uma providência já solicitada há muito: um trabalho de consistência, acompanhado por profissionais para sanar o problema. Água tratada jorrando dias por nossas estradas são um crime!!! A água é um bem da vida e não se pode tolerar desperdícios como esse aos quais vimos assistindo amiúde!!
    Se o município de Niterói se orgulha de estar localizado numa região remanescente da Mata Atlântica, podemos dizer que isso também se deve a nós moradores, que a zelamos, a cuidamos, atentos sempre a qualquer predação.

    1. Aqui na rua dr rubens falcão perto do mercado diamante, antiga rua 53, maravista. A rua vira um rio e dá retorno de esgoto pra casa. UM ABSURDO

  4. Fomos esquecidos pelo poder público aqui no Muriqui. Um absurdo não cuidarem de uma região com potencial turístico incrível. Até quando?

  5. A estrada do Muriqui Pequeno e adjacências está abandonada pela @prefeituradeniteroi. Não há manutenção e a cada chuva, aumentam os buracos. Outro enorme problema, são os constantes vazamentos da rede de abastecimento de água, que além de ser um desperdício absurdo de água tratada, aumenta mais ainda as enormes crateras na via. O conserto da tubulação pelas @aguasdeniteroi às vezes demora dias… Quem vai pagar os estragos causados nos nossos veículos?

  6. Esse prefeito não tem zelo pela cidade. Moro em Santa Tosa e o que se vê são ruas sujas e esburacadas, alçadas em péssimo estado geral, esgoto jorrando por todo lado. A cidade de Niterói está ficando com a cara do partido político do prefeito, podre, imunda, nojenta, asquerosa.

    1. Nós moradores estamos desesperados. Nunca vi as ruas do nosso bairro Vila Progresso e Muriqui do jeito que estão. Há todo tipo de problema. Erosão, desabamentos de caixas de drenagem, sabemos que há trechos escavados por baixo das ruas, ou seja são 4.3 bilhões de reais que serão gastos e não vemos um tostão

    1. Estou morando a 6 anos na região. Saí de Icaraí para morar perto da floresta, em uma zona de amortecimento do parque estadual. Não imaginava que seria tão difícil. Em Icaraí nunca estoura cano de água, tem várias câmeras de monitoramento, limpeza da orla e da praia. Pelo menos 3 pontos de policiamento fixo só no calçadão. Me impressiona a falta de visão da prefeitura para uma pegada mais ecológica em um lugar que ainda possui floresta em Niterói.

  7. Vamos fazer mais esta tentativa, usar os canais de mídia para tentar obter o olhar do prefeito. Nós moradores do muriqui pequeno e do grande nos comunicamos bem. Como citou o Gabriel na matéria, conseguimos adesão de 5000 assinaturas que acompanharam nossos pleitos, nossos direitos, inclusive pontos expressos na plataforma de governo do atual prefeito que, por enquanto, não cumpridos, apenas citados para campanha eleitoral.
    Já ouvi de parentes e amigos que não iriam nos visitar por causa do estado da estrada do muriqui.
    Este vergonhoso descaso da prefeitura de Niterói tem como parceira a empresa Aguas de Niteroi que no término dos reparos de rompimento de tubulação semanais, deixam crateras preparadas para receberem águas da chuva e formar lagoas em toda extensão da estrada.

  8. Sou moradora do Muriqui há mais de 40 anos e só vi as condições do bairro pioraram As estradas são a face visível deste bairro deixado ao descaso pela administração pública. Buracos incontáveis, fendas ao longo das estradas, poças de lama, manilha de drenagem quebradas, capim fechando as passagens Nem mesmo o serviço do Uber quer nos servir mais pois desistem da corrida.
    . A cada administração nova os problemas só aumentam em número em grau.Para piorar vivemos agora o fenômeno da violência urbana com seu lado perverso que aterroriza os moradores.
    O bairro do Muriqui só resiste por conta de seus poucos moradores que não querem desistir de seu projeto de toda uma geração que procurou na periferiferia,o ideal de uma vida que mistura o rural e o urbano. São eles que se organizam em associações para administrarem sem recursos e minorar os problemas do bairro.
    Ações coletivas se ocupam hoje de dinamizar o bairro com produção de produtos artesanais e agroecologicos.
    E para isso precisamos de ajuda do poder público. Olhem para nós e procurem nos ver e entender esta maneira de viver.

  9. Escolhemos viver aqui, acreditando que a.prefeitura de Niterói cuidaria com zelo desta bela reserva ambiental. Infelizmente, não é isso que acontece no cotidiano. Há muito potencial na nossa região, como o de educação ambiental, por exemplo, mas só vemos descaso… No que refere a estrada, especificamente, é necessário uma estrutura de base e drenagem, mesmo que se mantenha a característica vicinal.

  10. Morei lá por 35 anos e me pai já propunha que o IPTU fosse pago judicialmente, pois por inúmeras vezes ele tentou solucionar o problema. Além da desvalorização dos imóveis, ainda há de se considerar o prejuízo causado nos veículos que constantemente necessitam de reparos.

  11. Fala-se de lama e buracos, que dificultam de fato kosso ir e vir. Porém a agua clorada traz prob lemas ambientais nos nossos rios já tão combalidos e evenenados. E a areia carreada se acumula em pontos de concentraçao criando entupimentos nas galerias, que podem gerar problemas bem maiores. Nao há manutençao nem manejo desses assoreamentos na nossa região, nem da mata ciliar. Rios são canais para carregar nossas porcarias, assim tem sido.

  12. Sou moradora do Muriqui há mais de 40 anos e só vi o bairro piorar. As estradas são a face visível de um bairro deixado de lado pelo poder público. Seu péssimo estado de conservação assusta qualquer um: buracos ,muitas fendas ao longo das estradas, manilhas de drenagem quebradas, capim fechando as passagens, poças de lama. Nem mais os motoristas de Uber aceitam entrar no Muriqui e desistem da corrida. A cada ano que passa, a cada nova administração os problemas só aumentam em número e grau.
    Este bairro rural dentro do perímetro urbano só existe ainda por conta de seus poucos moradores que se organizam para minorar os problemas de falta constante de energia elétrica, falta de saneamento e muitas vezes de falta de instalação do serviço de fornecimento de água.E ainda os problemas de segurança vieram contribuir para o esvaziamento do bairro o abandono dos sítios deixando os moradores cada vez mais isolados.
    Mas este bairro é coberto por uma vegetação exuberante, muitas vezes plantada pelos proprietários que agora clamam por um pouco de atenção para não desistirem de seu projeto, do projeto de uma geração, que é o de viver fora do adensamento urbano mas usufruindo de um certo conforto. É lamentável tanto descaso.

  13. É uma vergonha, verdadeiras crateras que se enchem d’água a cada chuva, nossos carros ficam um
    Lixo trafegando nessa buracada, e o IPTU nas nuvens, aumentou esse ano uma estupidez. Essa atual administração é a que nos está dando o pior tratamento nos 40 anos que residimos aqui.
    Eu proponho entrarmos em conjunto na Justiça, pararmos todos de pagar IPTU e nos cotizarmos e usar o dinheiro para pavimentar a rua.

  14. É uma vergonha, um verdadeiro descaso e desrespeito com os moradores da Estrada do Muriqui Pequeno e adjacências o estado em que se encontram. Tudo esburacado, vazamentos constantes nas tubulações colocadas pela empresa Águas de Niterói gerando mais e mais crateras e um desperdício absurdo de água. Nem a prefeitura de Niterói e nem a Águas de Niterói fazem absolutamente nada!! Não tem calçamento para os pedestres. Quero saber até quando? Meu carro está se destruindo!!! Quem vai pagar o conserto?

  15. Infelizmente nosso bairro está esquecido, abandonado eu diria. A prefeitura de Niterói nós esqueceu por completo. Estradas esburacadas, péssima iluminação, serviço da @aguasdeniteroi vergonhoso, com vazamentos constantes

  16. Os moradores têm se mostrado presentes nas audiências públicas, em reuniões com a @prefeituradeniteroi, com vereadores, mas até agora as estradas da região continuam abandonadas. É um absurdo!

    1. Se faz urgente uma nova rede hidráulica pela Águas de Niterói visto que dia sim dia não surgem novos vazamentos. “Reparos” contínuos não funcionam, estão enxugando gelo.

  17. Infelizmente, estamos no limite da paciência com os nossos representantes de pavimentação na nossa região.
    Moramos há 33 anos em Muriqui Pequeno e nunca ficamos tão sem assistência por parte dos responsáveis por nossas estradas. Quando tem funcionários para consertos urgentes, temos resultados de péssima qualidade. Precisamos de uma atenção especial aqui. Afinal, essa região é muito rica em vários setores naturais em Niterói. Muriqui pede SOCORRO!!!!!

  18. É impressionante a falta de interesse e investimento na região, mesmo com toda potencialidade que ela apresenta. Teve um abaixo assinado com 5k assinaturas, pedindo melhorias básicas e planejamento para essa área.

    1. Nós moradores do Muriqui somos os guardiões desse espaço do paraíso enquanto que a Prefeitura só comparece onde irá ter visibilidade e aplausos de puxa sacos .

    2. @prefeituradeniteroi prefeito @axelgrael dê atenção para a nossa reunião, estamos esquecidos pela prefeitura de Niterói . Ruas esburacados , desperdício de água e descaso da empresa @aguasdeniteroi são problemas sem solução aqui na nossa região. Queremos respostas para nosso bairro.
      Estamos tendo prejuízos de manutenção de carro e tempo.
      Prefeito@axelgrael nos dê uma resposta!

  19. Esse IPTU de Niterói ma faz ter vontade de morar no Rio, em São Gonçalo, Maricá ou outra cidade que eu não nasci…
    Lamentável!!! Mas eu vou ficar e continuar pedindo os serviços que precisamos. Esse bairro quase não vê gari. Preservação não é abandono, fica a dica prefeitura…

  20. Sou moradora da região e convivo diariamente com a falta de manutenção das vias que, além de mal cuidadas pelas sucessivas gestões municipais, ainda sofrem com os vazamentos semanais e mal reparados pelas Águas de Niterói!

  21. Foram 5mil assinaturas!
    @prefeituradeniteroi precisamos de melhorias urgentes nas estradas do Muriqui e da Vila Progresso.
    O Caminho do Acude está cedendo.
    @axelgrael por favor nos ajude. Com a sua gestão serão 12 anos do mesmo grupo a frente da gestão da cidade, não aguentamos mais o abandono!

  22. A rua vizinha, Caminho do Açude, omo se não bastasse a falta de pavimentação, cal aumento e pida da vegetação, está desabando dentro do Açude, uma altura aproximada de 6 a 7 metros. Total descaso com os moradores.
    Assim que acabar de cair, todos ficaremos presos em casa, sem poder sair de casa!
    Precisamos de uma atenção maior do poder público, pagamos IPTU de alto valor e nada temos em retorno!

    1. Precisamos de urgência. Absurdo uma reserva de Mata Atlântica, na cidade, abandonada. Uma região com cultura agrícola abundante, sem nenhuma atenção do poder público. Pagamos imposto, água, luz. Recebemos:
      1. rua esburacada há meses
      2. tubulação estourada, vazando água por dias
      3. Iluminação precária e sem manutenção.
      Tudo isso a 400 MTS da principal estrada de Pendotiba.

  23. Tive uma casa lá e realmente a estrada é uma vergonha, nem parece que estamos num dos bairros mais caros de Niterói, acaba com o carro e nas chuvas de verão normalmente ficamos sem luz muitas vezes a noite inteira sofrendo com o calor. Há anos os moradores de lá são lembrados somente com o valor altissimo do IPTU. Lamentável!!!

    1. É impressionante o descaso do Sr.prefeito com relação à nossa estrada,é cem em tudo,sem calçamento,sem esgoto,sem respeito aos moradores.Vou depositar o valores do.iptu, mensalmente em Juízo,se todos fizerem isto,com certeza,eles tomarão uma iniciativa.Basta de retroescavadeira,pois parece uma maldição, eles só passam às quintas-feiras, quando acabam,a chuva cai volta tudo ao que era antes.Estou levando quase 30 minutos para chegar em casa,tamanha a quantidade.dr.buracos

    2. Abandono total! Uma tragédia anunciada! Precisamos da atenção dos nossos governantes de forma emergencial!

    3. A Estrada está cada vez pior. As chuvas e os vazamentos quase que diários da Águas de Niterói tornam a vida dos moradores e de quem necessita passar pela via um tormento. A prefeitura precisa dar o retorno do IPTU caríssimo que pagamos.

    4. Está sendo difícil aturar esse descaso da Prefeitura.
      Nossas estradas estão esburacadas.
      É vazamento de Águas de Niterói,,TODOS os DIAS.
      Não há o menor empenho dessa prefeitura em multar a empresa .
      .
      A Secretaria Regional do Rio do Ouro só sabe pedir máquina.

      Esgoto a céu aberto.

      Um descaso total.

      1. Uma vergonha, os que andam de carro parecem estar na pista de rali, os que andam a pé passam pela lama, sem necessidade disso, pagamos caro IPTU, está rua está frequentemente desse jeito, tenho amigos e familiares que evitam de vir a minha casa por este problema. Moro aqui há 10 anos e sempre foi este problema, passam a máquina a cada 6 meses como paliação, mas não resolve o problema.

      2. Só é feito obras onde é visível na Ponta D’Areia, em Portugal Pequeno, está as moscas, esgoto a céu aberto, ruas cobertas de lama, em frente a Capela de Nossa Senhora de Fátima que é o Monumento do lugar é esgoto vazando e lama.

Comments are closed.