Publicidade
Notícias

Comte deixa Educação para governador fazer composições políticas com o PL

Publicidade

Comte Bittencourt deixou na quarta-feira (02/06) a secretaria estadual de Educação. O ex-deputado e educador niteroiense foi substituído pelo comerciário Alexandre Valle, ex-deputado federal, com base eleitoral na Baixada Fluminense.

O governador Claudio Castro fez a troca de secretário para atender a composições políticas com o PL, partido de Alexandre Valle. Bittencourt, presidente regional do Cidadania teve, então, que ceder o cargo de gestor da Educação fluminense, que ocupava há oito meses, a convite de Castro, então governador interino.

Formado na escola do avô, Plínio Leite, Comte dirigiu o complexo universitário, anos depois. Foi secretário de educação de Niterói, presidente durante mandatos seguidos da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores e da Assembleia Legislativa.

Em 2020, Comte assumiu a pasta da Educação em plena pandemia do coronavírus. “Além desse desafio, enfrentamos o resultado de uma década de dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado, tempo em que milhares de crianças ficaram sem acesso ao básico”, diz ele.

– Sem aulas presenciais e sem conectividade, as chances desses meninos da escola pública ficavam cada vez menores diante dos demais. Era momento de se estabelecer uma política sólida, como garantia do direito constitucional de estudar. Foi quando, a convite do governador Claudio Castro, decidi, num gesto pessoal, assumir a Secretaria de Estado de Educação no dia 26 de setembro, mesmo contrariando a opinião de familiares e correligionários – revela o educador.

Comte Bittencourt formou uma equipe para planejar e viabilizar soluções urgentes. O objetivo era resgatar crianças e jovens para a escola e valorizar os profissionais da Educação.

Motivados, educadores da rede estadual produziram, durante a gestão de Comte Bittencourt, mais de 6.500 materiais de estudos, entre videoaulas, podcasts e apostilas. O trabalho passou também a ser utilizado por prefeituras fluminenses, durante a pandemia.

– Mesmo frente às limitações impostas pelo Regime de Recuperação Fiscal, conseguimos garantir benefícios necessários, como o aumento no auxílio-alimentação, congelado desde 2013, e, agora, avançamos na concessão do auxílio tecnológico. Ainda com foco nos nossos profissionais, oferecemos cursos de capacitação em parceria com instituições públicas renomadas, como a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com o objetivo de garantir as ferramentas de trabalho necessárias, principalmente nesse momento atípico que estamos vivendo. Também percebemos a necessidade de olhar para o futuro e, por isso, deixamos consolidado o programa Rio + Alfabetizado, que vai qualificar mais de 6 mil alfabetizadores das redes públicas municipais, melhorando nos próximos anos o letramento das crianças fluminenses e o seu desempenho durante toda sua trajetória escolar – concluiu o ex-secretário de Educação.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Secretário de Educação viaja para a Itália. Em Niterói crianças não têm escola

Mães esperam por vagas nas escolas enquanto secretário viaja para a Itália com sua equipe…

2 dias ago

Dupla Grael/Rodrigo deixa crianças fora de creches e escolas de Niterói

Milhares de crianças continuam fora das creches e escolas de Niterói. A Justiça já deu…

3 dias ago

Encontro reúne descendentes das famílias italianas pioneiras em Niterói

Descendentes dos italianos pioneiros em Niterói e amigos reunidos em almoço no Praia Clube São…

4 dias ago

Tapume do Cine Icaraí cai de novo revelando descaso da dupla Grael/Rodrigo

Tapume no chão revela falta de cuidado com a coisa pública pela prefeitura de Niterói…

1 semana ago

Remédio mais caro do mundo é aplicado pela primeira vez em Niterói

Alice, família e equipe multidisciplinar do CHN comemoram a infusão do medicamento Alice, uma bebê de 7…

1 semana ago

Vistoria pode voltar aos postos do Detran por decisão do STF

Filas podem voltar aos postos de vistoria do Detran, como acontecia antes da pandemia em…

1 semana ago
Publicidade