O prefeito de Niterói, Axel Grael, justifica a necessidade de restrições como as barreiras sanitárias que pararam o trânsito hoje, apontando a ocupação de 30% dos leitos de Covid por moradores de outras cidades. Por sua vez, Capitão Nelson, prefeito de São Gonçalo, diz que os postos de vacinação municipais registram “procura excessiva por moradores de Niterói”.
Conurbadas geograficamente, as duas cidades têm prefeituras politicamente distantes uma da outra. Em Niterói, o prefeito é do PDT, e em São Gonçalo, do Avante. Desde janeiro, quando tomaram posse, não participam de nenhum movimento coordenado para o enfrentamento da pandemia. Com Niterói, alinharam-se recentemente para combater a Covid o prefeito carioca Eduardo Paes (DEM) e o de Maricá, Fabiano Horta (PT).
São Gonçalo vacinou com a primeira dose até terça-feira (13/04) 111.991 pessoas, sendo 23.218 trabalhadores da saúde, 84.418 idosos com mais de 65 anos, 1.648 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis), 105 pessoas de residências terapêuticas, dois indígenas e 2.600 acamados. Outras 34.146 pessoas tinham sido imunizadas com a segunda dose. Nesta quarta (14), a Secretaria de Saúde está aplicando a primeira dose contra a covid-19 em idosos a partir de 64 anos, e profissionais e trabalhadores da saúde com 50 anos.
A nota divulgada na tarde de hoje pela Prefeitura de São Gonçalo é a seguinte:
“Vacinação de moradores – Diante do comunicado de suspensão da vacinação contra covid-19 em Niterói, onde o imunizante se esgotou, e do alerta de que as doses também devem acabar no município do Rio de Janeiro, a Secretaria de Saúde de São Gonçalo alerta que a aplicação das doses está restrita a moradores da cidade, que apresentem comprovante de residência.
Nesta quarta-feira (14), a Secretaria já registrou procura excessiva pelos postos de vacinação contra covid-19 em São Gonçalo por moradores de Niterói.
Lembramos que o número de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria de Estado de Saúde, é reservado aos munícipes e que fomos orientados a vacinar exclusivamente os gonçalenses.
Moradores de outras cidades estão sendo orientados a retornar aos municípios de origem e aguardar a chegada de novas doses para procurar o atendimento onde residem.”
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…