New here? Register. ×
×

Com Niterói sem vacina, São Gonçalo decide imunizar apenas sua população

Escrito por Gilson Monteiro às 16:52 do dia 14 de abril de 2021
Sobre: Covid polarizada
  • vacinação em São Gonçalo
14abr

vacinação em São GonçaloDepois de a Prefeitura de Niterói ter suspendido hoje (14/04) a vacinação contra a Covid-19 por falta do imunizante para a primeira dose, a vizinha Prefeitura de São Gonçalo passou a restringir sua campanha apenas a população local. Limitadas em muitos bairros por uma rua, Niterói e São Gonçalo tem se posicionado em lados diferentes no combate à pandemia do coronavírus. A primeira fecha quase tudo, enquanto a vizinha faz o contrário.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, justifica a necessidade de restrições como as barreiras sanitárias que pararam o trânsito hoje, apontando a ocupação de 30% dos leitos de Covid por moradores de outras cidades. Por sua vez, Capitão Nelson, prefeito de São Gonçalo, diz que os postos de vacinação municipais registram “procura excessiva por moradores de Niterói”.

Conurbadas geograficamente, as duas cidades têm prefeituras politicamente distantes uma da outra. Em Niterói, o prefeito é do PDT, e em São Gonçalo, do Avante. Desde janeiro, quando tomaram posse, não participam de nenhum movimento coordenado para o enfrentamento da pandemia. Com Niterói, alinharam-se recentemente para combater a Covid o prefeito carioca Eduardo Paes (DEM) e o de Maricá, Fabiano Horta (PT).

Comprovante de residência obrigatório

São Gonçalo vacinou com a primeira dose até terça-feira (13/04) 111.991 pessoas, sendo 23.218 trabalhadores da saúde, 84.418 idosos com mais de 65 anos, 1.648 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis), 105 pessoas de residências terapêuticas, dois indígenas e 2.600 acamados. Outras 34.146 pessoas tinham sido imunizadas com a segunda dose. Nesta quarta (14), a Secretaria de Saúde está aplicando a primeira dose contra a covid-19 em idosos a partir de 64 anos, e profissionais e trabalhadores da saúde com 50 anos.

A nota divulgada na tarde de hoje pela Prefeitura de São Gonçalo é a seguinte:

“Vacinação de moradores – Diante do comunicado de suspensão da vacinação contra covid-19 em Niterói, onde o imunizante se esgotou, e do alerta de que as doses também devem acabar no município do Rio de Janeiro, a Secretaria de Saúde de São Gonçalo alerta que a aplicação das doses está restrita a moradores da cidade, que apresentem comprovante de residência.

Nesta quarta-feira (14), a Secretaria já registrou procura excessiva pelos postos de vacinação contra covid-19 em São Gonçalo por moradores de Niterói.

Lembramos que o número de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria de Estado de Saúde, é reservado aos munícipes e que fomos orientados a vacinar exclusivamente os gonçalenses.

Moradores de outras cidades estão sendo orientados a retornar aos municípios de origem e aguardar a chegada de novas doses para procurar o atendimento onde residem.”

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

One thought on “Com Niterói sem vacina, São Gonçalo decide imunizar apenas sua população

Comments are closed.