New here? Register. ×
×

Cinema Icaraí exibe abandono de Niterói às vésperas de seus 450 anos

Escrito por Gilson Monteiro às 14:55 do dia 6 de novembro de 2023
Sobre: Shows em cartaz
  • Cinema Icaraí, Niterói
06nov
O velho cinema de Icaraí é o retrato do abandono em Niterói

O desabamento das placas de alumínio que tapam a entrada do antigo Cinema Icaraí mostra o estado de abandono em que se encontra Niterói às vésperas de seus 450 anos. Por conta do aniversário, o prefeito Axel Grael está mais preocupado em gastar os bilhões dos royalties do petróleo patrocinando mais de 20 shows, pagando cachês altíssimos. Esses eventos milionários têm licitações direcionadas num esquema de marketing eleitoreiro.

Por trás dos tapumes, muita sujeira se acumula no Cinema Icaraí

O tapume que deveria servir para evitar a invasão do prédio do antigo cinema foi recolocado depois de ter sido arrancado por ventos fortes. Só que funcionários da prefeitura fizeram isso de maneira tosca, apenas pregando as placas de volta.

Moradores de Icaraí mostram com fotos enviadas à Coluna que, por detrás do tapume existe muita sujeira e que o local virou depósito de material reciclável. Apontam, ainda, que ali é ponto de consumo de drogas e moradia de desocupados. O prédio estaria infestado de ratos que também invadem prédios vizinhos da Praça Getúlio Vargas.

É uma longa novela a parceria da Prefeitura de Niterói com a Universidade Federal Fluminense (UFF) para o reaproveitamento do velho cinema como um centro cultural. Já gastaram milhões de reais, mas o que se vê até agora é o prefeito Axel Grael e o reitor Antônio Cláudio virem a público apresentar maquetes do novo espaço, só que nada vira realidade.

Todo mundo sempre esperou uma parceria saudável entre a UFF (a inteligência da cidade formada por profissionais de altíssimo nível nas mais diversas áreas) e a Prefeitura de Niterói para a execução de projetos importantes na saúde, educação e a mobilidade urbana. Todavia, não se tem nem a necessária reabertura da emergência do Hospital Antônio Pedro, fechada há anos. O prédio de propriedade do município foi cedido por comodato à UFF para que servisse de escola médica, mas também como um pronto-socorro para atender à população.

Ninguém entendeu por que Axel Grael repassou R$ 28,9 milhões da Prefeitura de Niterói para a UFF reformar o prédio do Instituto de Arte e Comunicação Social-IACS. A obra foi tão malfeita que, recentemente, uma ventania arrancou as telhas e o forro da escola. Já que a UFF é mantida com verbas do Governo Federal, não cabe à administração municipal enviar seus recursos para concluir obras de um prédio federal.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

23 thoughts on “Cinema Icaraí exibe abandono de Niterói às vésperas de seus 450 anos

  1. “Ninguém entendeu por que Axel Grael repassou R$ 28,9 milhões da Prefeitura de Niterói para a UFF reformar o prédio do Instituto de Arte e Comunicação Social-IACS. (..) Já que a UFF é mantida com verbas do Governo Federal, não cabe à administração municipal enviar seus recursos para concluir obras de um prédio federal.”

    Parece que o senhor esqueceu que:
    1- Quem estava à frente do Governo Federal era Jair Bolsonaro, o lunático genocida, que deixou TODAS as universidades federais a pão e água. Sabe quando Bolsonaro transferiria verbas para a UFF terminar o novo prédio do IACS, no Gragoatá? NUNCA.
    2- Daí, UFF e Prefeitura de Niterói negociaram o acordo em vigor, que inclui a reforma do Cinema Icaraí e a contrução da nova sede do IACS, no Gragoatá
    3- Aliás, vou repetir para o senhor entender: a verba não foi para reformar o prédio do IACS: foi para a construção da nova sede do IACS, no Gragoatá. O prédio está lá, e está funcionando

    “(…)A obra foi tão malfeita que, recentemente, uma ventania arrancou as telhas e o forro da escola.”

    E os telhados e forros dos prédios de boa parte da cidade – sabe esse tal de aquecimento global? Pois é. Vai ser assim mesmo por muito tempo, a menos que se faça alguma coisa para, pelo menos, segurar essas mudanças.
    Obra malfeita? Vamos cobrar da UFF que ela tenha uma conversinha com a empreiteira selecionada por edital, e que até arque com os prejuízos. Mas insinuar que a UFF foi desonesta só por causa deste acordo com a prefeitura é um pouquinho demais da conta, não é?
    Afinal, o senhor está criticando a prefeitura ou entrando pro fã-clube do Lunático Genocida?

  2. O sr.Prefeito deveria ler todos os comentários. A maioria de nós estamos insatisfeitos com sua gestão.

  3. Boa tarde !!!
    Infelizmente o povo de Niterói gosta . Ano que vem , esses crápulas estarão novamente no poder . Só Deus pode salvar o Brasil e Niterói da s mãos desses sangue sugas do erário público Municipal . Excelente trabalho Gilson Monteiro 👍👍

  4. O cinema na mão da iniciativa privada iria ficar um brinco! Imagina um cinema e um restaurante com vista, ou um cinema e salão para eventos. Só não pode virar mais um prédio residencial. Um arquiteto faria um belo projeto moderno multiuso.

  5. Vergonhosa a situação do cinema Icaraí. Isso se arrasta desde antes de axelzinho e rodrigo neves- os piores prefeitos de Niterói- mas já que a atual administraçâo fez parceria com a Uff , por que as maquetes não viram realidade ?

    1. A administração pública de Niterói é uma vergonha. A cidade está abandonada, entregue aos moradores de rua, traficantes e viciados em drogas. Basta levantar cedo e passar na Av. Amaral Peixoto para ver o descaso da Prefeitura de Niterói!! Pessoas dormindo amontoadas na causadas.

  6. A situação de Niterói reflete a qualidade do eleitorado que temos na cidade. Este local em que vivemos é o reflexo perfeito da sociedade decadente que já foi a mais avançada a nível de qualidade de vida. Daqui pra frente, é só pra trás.

    1. Infelizmente nossa cidade está largada. Acho que não houve, na história política da cidade, uma prefeitura pior nas últimas administrações. Que a população saiba votar!

  7. A cidade de Niterói é a única no Brasil, há não se beneficiar com uma Universidade Federal em seu município.

    A Incubadora. de Empresa, que dava cursos, apoio técnico, orientações e suporte aos novos empreendedores da cidade, desapareceu do mapa a mais de uma década.

    O Hospital Veterinário na Faculdade de Veterinária situada no bairro do Vital Brasil,, onde seus alunos .estagiam com supervisão de seus professores, NÃO é publica, pois consultas, exames, vacinas e cirurgias são cobrados seus valores e não faz internações.

    O nosso Hospital Antônio Pedro, orgulho de nossa cidade, o qual já foi uma reverencia em na medicina com seus grandes mestres da Escola de Medicina da UFF, e seus alunos residentes, a mais de uma década encontra-se fechada a Emergência. Com a baixa qualidade dos hospitais públicos de Niterói, a situação de reverteu, pois os acidentados mais graves estão sendo levados para o Hospital Alberto Torres no município de São Gonçalo !!!!

    1. Moro ao lado do prédio que vive cheio de viciados , alcoólatras , etc…… Niterói está um “ lixão “ visto que não tem lixeiras e as que tem estão quebradas e ainda não enxergaram que essas lixeiras são inúteis; não funcionam. A avenida Amaral Peixoto está a cara da Venezuela . Aliás, um mendigo montou uma casa na calçada da Pereira da Silva c/ Tavares será que a prefeitura não estaria interessada em comprar já que comprou uma casa na Moreira César ( o dinheiro está sobrando!!!!!!)

  8. Fico muito triste qdo leio notícias como esta sobre Niterói, Icaraí e a UFF (onde me graduei). Sou carioca mas morei em Icaraí e amo Niterói. Penso que a comunidade deve envidar esforços de sua competência(mobilização pela redes sociais etc) para mudar esta situação de abandono

    1. Desde que prefeitura assumi Niterói só está indo para o buraco ! Ele tem a mesma mentalidade do desgoverno desse país.

      1. O Axe Grael é o pior prefeito que já passou por Niterói,possímo gestor,um cara cheio de cópias ricos,a alta sociedade(ainda existe isso?)está toda locada na Prefeitura,vide a inauguração do Mercado Municipal(é mesmo municipal)que só se via os riquinhos de Niteroi(bando de pangaré que se acha…),e quanto a cidade… está um lixo literalmente,td abandonado o que indica o nível de eleitores da cidade,basta um churrasco,dentadura,camisas de times e uma.prrsenca VIP do candidato que a coisa caminha…sou moradora de Niterói,nunca vi a cidade tão abandonada,o centro de Niterói está altamente perigoso,morador de rua aos montes,até barraco estão construindo naquela pracinha ao lado das barcas, e não se vê o poder público tomar providencias,a praia do Inga tem famílias morando ali em baixo do que parece um deck,sujeira na orla…realmente esse prefeito distribuiu muito dinheiro pra votar nele,e de um cinismo insuportável,não tem.emoatia com os moradores que pagam IPTU carissimo e com todos…

  9. Como mudar as cabecas das mulheres feministas e comunistra da cidade de niteroi sao elas que vota nesse marasmo doente administrativo pdt.

    1. Com essa parceria nefasta da prefeitura com a UFF,que hoje parece um antro de imbecis pseudo socialistas/comunistas,que adoram um Iphone e um All Star,vai ficar dificil sair algo de bom dai,enquanto isso esse prefeito imundo,transforma nossa cidade em uma latrina gigante cheia de zumbis perambulando e roubando em todos os bairros e ainda vai pagar uma fortuna para shows no aniversário da cidade..Fora Axel e fora essa imundice da esquerda Niteroiense!!!

    2. Esse péssimo gestor municipal prioriza gastos de shows com artistas já no ocaso, vejam quem foi contratado para o tal show do final de ano, bem como tbm em certas atividades culturais de valor duvidoso. Investir nesse prédio seria muito mais relevante para a cidade, mas isso não interessa para a patota embarcada na PMN. Vejam como exemplo a bagunça urbana na reta do Cantagalo, passagem para o Cemitério e região oceânica. Piso totalmente avariado e uma bagunça que SEOP nenhuma tem coragem de ordenar, dentre muitas outras coisas que essa “gestão ” não enxerga ou prefere não enxergar.

Comments are closed.