New here? Register. ×
×

Chico some de Itacoatiara e tutores oferecem recompensa de R$ 2 mil

Escrito por Gilson Monteiro às 10:23 do dia 10 de março de 2023
Sobre: Ararajuba perdida
  • ararajuba Chico
10mar
Chico tem as cores da bandeira do Brasil e é uma ararajuba bastante social

Você viu o Chico por aí? Cartazes estão sendo colocados nas ruas de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói, procurando a ararajuba. A ave amarela, com as pontas das asas verdes sumiu há dois dias de casa, na Rua das Orquídeas, deixando o casal de jovens Marcelo e Cristiane desesperados. A Soami (associação de moradores de Itacoatiara) já fez o alerta em seu boletim, comunicando que haverá uma recompensa de R$ 2 mil para quem encontrar e devolver Chico a seus tutores.

Chico tem as asas cortadas e uma anilha prata de identificação do IBAMA. Foi adquirido há um ano de um criador registrado de Nova Friburgo (RJ). A maior preocupação do casal é a de que tenham colocado a ave em uma gaiola, pois ela poderá ficar muito estressada e doente.

A ararajuba (Guaruba guarouba) é uma ave bastante social. Cristiane conta que Chico gosta quando chega visita em sua casa e também quando é levado à casa de parentes dos tutores. Vive solto, pois tem horror a ficar preso e grita muito.

Se alimenta, de preferência, com nozes, castanhas e frutas, deixando a ração por último. Originária de florestas úmidas, exclusivamente do Maranhão ao Amazonas, a espécie está ameaçada de extinção, devido à perda de habitat e ao tráfico de aves silvestres.

Quem souber do paradeiro de Chico pode entrar em contato com os tutores pelos telefones (21) 98899-1382 ou (21) 98837-1355. Também pode avisar à SOAMI pelo Instagram @soamialerta.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|