Publicidade
Notícias

Cavalo pastando em via pública deixa motoristas em perigo em Niterói

Publicidade
Para o CISP, cavalo pastando em frente à garagem subterrânea de Charitas não oferece perigo ao trânsito / Foto de leitor

Um leitor da Coluna relatou um episódio preocupante envolvendo um cavalo pastando em frente à entrada da garagem subterrânea de Charitas, na Avenida Silvio Picanço, em Niterói. Ao perceber o risco de um possível acidente caso o animal se soltasse, o cidadão acionou o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) da Prefeitura de Niterói.

No entanto, a resposta obtida não foi a esperada. O atendente orientou o denunciante a registrar uma queixa na delegacia por maus-tratos, mas o morador argumentou que seu objetivo não era denunciar um possível crime, e sim alertar sobre o perigo iminente para motoristas e o próprio animal.

Diante da falta de ação do CISP, que alegou que a retirada do cavalo não é uma atribuição da Prefeitura por ele estar amarrado, o leitor ironizou: “Podem amarrar qualquer animal num poste pela cidade que a Prefeitura não toma providências.”

O caso evidencia um problema recorrente: apesar da existência de órgãos municipais que poderiam intervir, como a Guarda Ambiental, a Diretoria de Proteção Animal e até mesmo a Nitrans, setor de trânsito responsável pela remoção de animais das vias públicas, parece faltar efetividade na fiscalização e na atuação desses departamentos.

A situação reforça o questionamento sobre a responsabilidade da administração pública na segurança urbana e na proteção dos animais. Afinal, cabe à população conviver com riscos como esse ou é dever das autoridades garantirem uma cidade mais segura e organizada?

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Viradouro vence o carnaval com enredo sobre Mestre Ciça e nota máxima na bateria

Mestre Ciça e sua bateria nota dez garantem o título do carnaval carioca para a…

18 horas ago

Outdoor contra dengue cercado de detritos expõe contradição em Maricá

O lixo sobra em volta dos containers, contradizendo a mensagem do outdoor pedindo mais cuidado…

23 horas ago

Memórias da Rua da Conceição e da folia que não volta mais

Entre confetes e serpentinas, o desfile de foliões em carro aberto no Centro de Niterói…

3 dias ago

Niterói perde uma grande líder na defesa dos direitos das pessoas com deficiência

Tânia Rodrigues presidindo uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Niterói / Reprodução Câmara…

7 dias ago

Romanceiro: o sebo que supera a população de Niterói em número de publicações

Adroaldo Peixoto em plena atividade, dedicado à busca de acervos raros e excepcionais Com um…

1 semana ago

A Banda do Central e a memória de Gugu

O animado doutor Carlos Augusto era figura de destaque tanto na Banda do Central quanto…

2 semanas ago
Publicidade