A NitTrans multou nove veículos estacionados em vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência no estacionamento do supermercado Guanabara, no Centro de Niterói, e anuncia estender a fiscalização a outros shoppings e mercados da cidade. Para a advogada Fernanda Arenásio, a autuação é irregular, “pois a NitTrans está autuando veículos com o cartão de idoso ou deficiente emitido por outras secretarias de trânsito sem ser a de Niterói.
“Já defendi um cliente portador de deficiência que teve seu veículo rebocado de uma vaga dessas porque não reconheceram em Niterói o cartão emitido pela prefeitura de Maricá”.
A fiscalização de trânsito em vias particulares passou a valer a partir de uma lei do Estatuto da Pessoa com Deficiência (nº 13.146/15), aprovada em 6 julho de 2015. Ela tornou a área particular passível de fiscalização de trânsito em diversas infrações. Em janeiro de 2016 essa lei entrou em vigor, mas não estabelece quem tem o poder exclusivo de emitir os cartões para franquear vagas de estacionamento a pessoas com deficiência.
Em Niterói as motos trafegam pelas calçadas, nas ruas que trafego os motoristas param onde querem e bem entendem. As baias de carga e descarga da gavião Peixoto são usadas por veículos particulares depois das 17h e os guardas nada fazem. Antes do Burguer King tem uma agência de carros que expõe os veículos em uma dessas baias, na Lopes Trovão entre o Center IV e o V tem sempre um veículo parado com o pisca alerta ligado e o prefeito multando carro em estacionamento particular. Odorico, tu é um fanfarrão.
Ao que parece o gestor da NitTrans deve estar se achando pois seus “fiscais” não reconhecem documentos de idosos emitidos por outros municípios. Não seria o caso do sr. prefeito Rodrigo Neves dar uma orientação para esse seu gestor? Essas pessoas que nada possuem de ligação com a cidade e para cá são trazidas pelo prefeito deveriam ser substituídas por funcionários de carreira da municipalidade local e não por esses visitantes.
Pelas prioridades do departamento de trânsito percebe-se porque o trânsito de Niterói está caótico . Imagina esses multadores oficiais em algum lugar mais emergencial , por exemplo, ao redor do Campo de São Bento . Pra frente SUCUPIRA…
Apois o portão principal do Campo de S.Bento na Gavião Peixoto os veículos passam a trafegarem em alta velocidade vários acidente já ocorram inclusive com morte o local requer a instalação de um pardal
sou deficiente físico, tenho cartão validado, mas no centro de niteroi é quase impossível achar uma vaga livre, ate os pp flanelinhas ocupam as vagas com carros particulares, mas o mais absurdo disso tudo é que a nittrans não recolhe os cartões vencidos de deficiente, ou seja tem muito cartões vencidos sendo usados ainda,,,, Acorda nittrans
Esse sacripantas que tenta gerênciar a prefeitura de Niterói sem sucesso, posto que depende de uma bancada de vereadores da pior espécie, sem imaginação e, na maior desfaçatez, eleva às culminâncias o IPTU dos imóveis, principalmente os de Icaraí, sem sem o mínimo interesse em devolver em forma de serviços públicos.
Pois bem, esse paraquedista, sem a menor identidade com a cidade, instrui seus capangas a invadir o Guanabara para multar veículos de idosos, numa ganância arrecadadora de estarrecer. Melhor faria se orientasse seus súditos a melhorar o asfaltamento da estrada Maria Paula uma via de grande escoamento de trânsito, arrasada e abandonada pela prefeitura que empurra o problema para S.Gonçalo.m
Parabéns Nitrans. Gostaria q vcs intensifucassem a fiscalização nas vias do centro de Niterói e Icaraí, onde as vagas reservadas para deficientes e idosos não são respeitadas pelos abutres.Tbem gostaria de ver a instalação de pardais nos semáforos da Rua Noronha Torrezao (Sta Rosa), onde a todo o instante motoristas e motociclistas avançam os sinais, colocando a integridade física dos pedestres em perigo.
Grato pela atenção e mais uma vez parabéns Nitrans
O estabelecimento é privado ! Não entraram no estabelecimento, sem uma solicitação interna. Estranho, muito estranho…
A emissão das credenciais está definida na Resolução 303 (idoso) e 304 (portadores de
deficiência e com dificuldade de locomoção) de 2008 do Contran.
“[…] Art. 2º Para uniformizar os procedimentos de fiscalização deverá ser adotado o
modelo da credencial previsto no Anexo II desta Resolução.
§ 1º A credencial confeccionada no modelo proposto por esta Resolução terá
validade em todo o território nacional.
§ 2º A credencial prevista neste artigo será emitida pelo órgão ou entidade executiva
de trânsito do município de domicílio da pessoa portadora de deficiência e/ou com dificuldade de
locomoção a ser credenciada. […]”
Ou seja: desde que emitido pela devida secretaria de qualquer município do Brasil, este é válido, sem quaisquer atributos de “dúvidas” pelo não reconhecimento da NitTrans!