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Câmara aprova sob protesto lei que eleva gabarito de prédios em Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 17:29 do dia 6 de março de 2024
Sobre: Voou 'dinheiro'
  • votação da Lei Urbanística de Niterói
06mar
Notas com efígies de Grael e de Rodrigo foram atiradas das galerias no plenário onde vereadores votavam novo plano urbanístico

A nova Lei Urbanística de Niterói, que eleva o gabarito de novos prédios no município, foi aprovada sob protesto das galerias lotadas da Câmara Municipal. Sem apreciar nenhuma das 275 emendas ao PL 221/2023, 12 vereadores aprovaram a lei em primeira discussão, cinco foram contra e um se absteve de votar.

Manifestantes que lotavam as galerias superiores atiraram sobre o plenário impressos imitando notas de dólares, com as efígies do prefeito Axel Grael e do secretário Executivo, Rodrigo Neves. As estampas traziam ainda a figura de crocodilos de boca aberta e as inscrições: “Plano de Uso e Ocupação do Solo de Niterói – R$ 1.000.000,00 – Em grana confiamos”.

Enquanto as galerias gritavam “retira” (a matéria de pauta), o presidente do Legislativo, Milton Cal manteve a votação do polêmico projeto de lei que, segundo urbanistas e ambientalistas, vai provocar maior adensamento urbano em Niterói.

O prefeito Axel Grael vem tentando, há dois anos, aprovar a nova lei urbanística. No entanto, o Ministério Público estadual encontrou irregularidades na convocação de audiências públicas e obteve decisão judicial cancelando uma delas, por ter sido marcada sem ampla divulgação.

As “verdinhas” atiradas no plenário por manifestantes contrários a nova Lei Urbanística

O Plano de Uso e Ocupação do Solo eleva o gabarito de novas construções em Niterói. Entre outras alterações propostas pelo prefeito Axel Grael estão a liberação de novas construções com dez andares na Avenida Sete, no Cafubá, e em Camboinhas, na Região Oceânica; e de até 15 pavimentos em Charitas, perto da pedreira.

Votaram a favor do projeto de lei os vereadores Adriano Boinha, Anderson Pipico, Dado, Emanuel Rocha, Fabiano Gonçalves, Andrigo, Leandro Portugal, Leonardo Giordano, Binho, Renato Cariello, Beto da Pipa, Rodrigo Farah. Foram contra Benny Briolly, Daniel Marques, Douglas Gomes, Paulo Eduardo e Professor Tulio. O vereador Paulo Velasco se absteve.

O presidente da Câmara, Milton Cal, ainda vai marcar a segunda discussão do PL 221/23. A data ainda vai ser comunicada à Justiça, com cinco dias úteis de antecedência, conforme decisão determinada em audiência realizada na 9ª Vara Cível de Niterói que contou com representantes do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e dos poderes Executivo e Legislativo da cidade.

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Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
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12 thoughts on “Câmara aprova sob protesto lei que eleva gabarito de prédios em Niterói

  1. A mobilidade em Niteroi ja é pessima, uma das piores do Brasil, a prefeitura so faz perfumarias, alarga algumas ruas, cria algumas rotatorias , mas atacar o problema, a fim , de melhorar o transporte de massa, partindo para o VLT, metro etc, jamais, afinal , as empresas de onbus, as mesmas que dominam Niteroi a decadas, perderao dinheiro. Este projeto é o maior absurdo da historia, sem qualquer planjamento serio quanto a mobilidade, serviçoes de saude, meio ambienbte etc, estes vereadores sao um bando de picaretas , que certamente estao votando favoravelmente por diversos motivos , que muitos aqui sabem bem quais sao, menos pela melhoria da cidade. É um a pouca vergonha!! E pensar que votei no Grael acreditando que ele era um cara serio e honrado!!!

    1. Com essa decisão, Niterói chega a um ponto caótico sem volta. Todos sabemos que a cidade precisa urgentemente de medidas sérias e obras de grande porte – não de paliativos e rotatórias. Agora, com o aumento de gabaritos e novas construções, a cidade acaba de vez. Fica impossível qualquer medida que implique em alargamento de vias, VLT, viaduto, criação de áreas verdes e de ventilação. Andar a pé já é mais rápido do que carro ou ônibus. Quando chover, melhor comprar um barco. E, quando muitos derem descarga ao mesmo tempo, as privadas explodirão. Qualidade de vida zero. Quem tiver dinheiro, no caso, os que lucraram com a decisão, que se mudem para outro lugar, quiçá para o exterior, se é que aqui moravam.

    2. Qeu bom ler isso de algumas pessoas, parece que eu fico gritano sozinho por ai, desgraça de empresarios de onibus… VLT o projeto parou la em 2013.

  2. Vamos pensar em quem votamos. Esses corruptos só estão ali pelo voto. Fora Granel e Rodrigo Neves!!

  3. Esse prefeito atual e o Rodrigo Neves foram duas pragas que infernizaram a cidade. Esse ano tem eleição vamos responder.!!!

    1. Político de partido verde votando a favor.
      Agora percebi de qual verde eles fazem defesa!

      Parabéns a cada 1.
      Perto das eleições lembraremos aos eleitores novamente!
      Aguardem

  4. O cerne da questão de mudança do plano de gabarito de construções em determinados locais da cidade, impõe um amplo estudo do impacto que tais causas podem afetar o abastecimento de insumos para estes lugares, reflexos trazidos às redes de água e esgotos, além do tratamento, o plano diretor de tráfico na cidade, e outras consequências advindas de tais expansões e acréscimos.

    1. Renato Couto, concordo com o seu comentário. Só gostaria que vc me explicasse o que é Plano Diretor de “Tráfico”? Ou seria de Tráfego?

  5. E ainda o Plano Urbanístico da cidade pretende aumentar em muito o gabarito da Rua Noronha Torrezão, Rua Mário Vianna e Rua Marques do Paraná, vias que já são engarrafadas.
    Um Plano Urbanístico que só serve para atender o Mercado Imobiliário.
    Um absurdo.

    1. Vejo a aprovação com muita tristeza visto que os vereadores (representantes da população ) só visam o próprio interesse. Não se importam com a população. Participei da audiência pública e maioria que lá estavam disseram nao ao aumento do gabarito.

    2. Acho um absurdo .O transito não comporta mais carros, temos problemas com energia e vão abrir mais espaço para aumentar a populacäo??A pergunta è A quem interessa esse aumento de gabarito??

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