New here? Register. ×
×

Bombeiros socorrem hospital de Niterói… com soro que prefeitura não compra

Escrito por Gilson Monteiro às 09:09 do dia 17 de março de 2023
Sobre: Saúde à míngua
  • Hospital Orêncio de Freitas
17mar
O Hospital Orêncio de Freitas, no alto do Morro dos Marítimos, no Barreto, sofre com o desabastecimento de insumos e medicamentos

É uma vergonha o que está acontecendo com a saúde pública de Niterói. Foi preciso que o Corpo de Bombeiros socorresse na quinta-feira (16) o Hospital Orêncio de Freitas, no Barreto. Não era para apagar nenhum incêndio, mas para continuar salvando vidas de outra maneira, os Bombeiros trocaram mil frascos de soro fisiológico por outros de soro ringer lactato para que o hospital não suspendesse tratamentos e cirurgias já marcados.

O almoxarifado da Secretária Municipal de Saúde continua com as prateleiras vazias de medicamentos, causando transtorno e preocupação a médicos e enfermeiros dos hospitais e policlínicas. Os profissionais têm-se desdobrado para conseguir remédios, através de trocas ou empréstimos. para evitar a completa paralisação do atendimento dos pacientes.

Nesses últimos três anos foram realizadas pouquíssimas licitações para aquisição de medicamentos e insumos básicos para a rede de saúde de Niterói. Em geral, a prefeitura, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), tem feito compras emergenciais, pagando preços superfaturados.

Leia mais: Faltam remédios e até soro nas unidades de saúde de Niterói

Há mais de dez anos, sendo oito deles da gestão de Rodrigo Neves e mais 27 meses do atual prefeito Axel Grael, a politicalha come solta na saúde, entregue sempre a um mesmo grupo. O desmando é generalizado, com as tais organizações sociais de saúde (OSS) fazendo o que querem nos hospitais Getulinho e Oceânico. São duas recebendo milhões sem nenhum critério e controle de gastos pela FMS ou pela Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde).

O temor dos funcionários agora é que, com a volta de Rodrigo Neves como secretário executivo, a coisa degringole para pior com o ex-prefeito e o atual Axel colocando a máquina a serviço de suas candidaturas nas eleições de outubro de 2024.

Dinheiro não falta, são R$ 5,8 bilhões de orçamento para 2023, dos quais R$ 2,3 bilhões serão provenientes dos royalties do petróleo. O que falta é espírito público e seriedade para tocar o barco e não deixar que 44% da população que não tem plano de saúde “morra na praia” por falta de assistência médica ou de socorro.

Compete ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público usar as importantes ferramentas que dispõem para acabar com essa farra do dinheiro público que vem trazendo enormes sofrimentos a essa gente desassistida, garantida apenas pelo artigo 196 da Constituição Federal, que diz ser a saúde um direito de todos e dever do Estado.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

23 thoughts on “Bombeiros socorrem hospital de Niterói… com soro que prefeitura não compra

  1. Um total descaso com a saúde e a população de Niterói !!!! Ano que vem esses crápulas infelizmente tem uma votação expressiva . Mas vamos tentar mudar . A direita vai fazer a diferença em nossa cidade . Sinceramente Robinho .

  2. Todo político quando eleito só pensa em si mesmo. No povo que o elegeu que se lasque todo. Eu quero é me arrumar. Um município que tem 35 secretarias sob pode dar nisso. Muita mamata e o que sobra mau dá para fazer alguma coisa. O prefeito atual só quer saber de ciclovia e praças. Melhorar o trânsito caótico? Pra quê? O povo deveria pensar melhor nas suas escolhas. Senão acaba do jeito que está hoje. Um caos…..

  3. Eu uma vergonha, é só o ministério público bloquear o dinheiro da prefeitura para obras denescessarias, ou para enfeitar a cidade.
    Trava, só assim acaba com essa sacanagem.
    Todos de saco cheio, vereadores comprados por cargos.
    Se não tivesse o dinheiro tudo bem.
    Carnaval liberaram verba, falta tudo nos hospitais.
    O governo não fiscaliza porra nenhuma.
    Todos coniventes.

  4. Trouxa foi que votou nessa turma, entra ano e passa ano, nada muda, essa turma de trouxa continua votando nos mesmos.
    Fazer o quê??

  5. Eu. Nao tenho plano de saúde uso o SUS. A policlinica Sergio Arouca no Vital Brasil. No dia 2 de fevereiro deste ano minha medico pediu um exa de sangue e urina, acordei cedissimo p fazer o exame e levar o material da urina. Qdo fui pegar o resultado 15 dias apos tive a supresa de o resultado da urina nao tinha vindo, a minha requisiçao tinha o pedido. Na na administraçao q fui questionada qto ao pefido. A ouvidoria da prefeitura nao consegui. P nao ter q ir pra fila denovo p pedir outra requisiçao. Criei a maior confisao ate q a chefe do laboratório veio falar comigo. Alegando q o mau material nao cegou no laboratorio e me deu um outro frasco p fazer outro exame q nao e o certo e me deu o resultado na hora

  6. ESSE PREFEITO NÃO TEM A MINIMA CONDIÇÃO PARA SER GESTOR DE NITERÓI !!! TUDO QUE ELE PENSA, É PEQUENO DEMAIS PARA A CIDADE , QUE RECEBE BILHÕES DE REAIS DE PETRÓLEO, TINHA TUDO, PARA ELABORAR GRANDES PROJETOS PARA NITERÓI, MAS SUA VISÃO É CURTA DEMAIS, É SÓ PRACINHAS, UMAS ROTULAZINHA, E SUA GRANDE PAIXÃO CICLOVIAS PARA TODOS OS LADOS, REDUZINDO AS PISTAS NO JÁ CAÓTICO TRANSITO DE NITERÓI !!!

    DIZEM OS ENTENDIDOS EM POLITICA, QUANDO UM PREFEITO SAÍ, ESCOLHE UM COMPANHEIRO INCOMPETENTE, JUSTAMENTE PARA GARANTIR SUA VOLTA AO PODER NA PRÓXIMA ELEIÇÃO !!!

  7. Sinceramente, onde está sendo aplicado o dinheiro da saúde? Trabalhei quase 38 anos na Prefeitura. Sou da Fundação Municipal de Saúde. Aposentada há 4 anos. Esperando desde então que paguem a pecúnia. A Fundação recebe uma verba, por que, não separar o dinheiro dos que estão com processos para receber a pecúnia e fazer o pagamento? Por que não abastecer os postos e hospitais? Para onde está indo este dinheiro?????

  8. Infelizmente Sr. Gilson isto já é notícia antiga, pois como você mesmo mencionou, eles já estão atuando desde a época de Rodrigo Neves. O nosso querido atual prefeito de Niterói está fazendo o mesmo esquema que o antigo prefeito fazia,vamos maquiar a nossa cidade,fazendo obras que ao meu ver,sem a devida necessidade de urgência e deixando de lado o mais importante que é a saúde pública de nossa querida Cidade.

  9. Eu Ana Carla Vaz estou indignada com esses descaso na saúde pública . Sou moradora de Niterói meu filho trata parte psiquiatria desde que nasceu e por conta dessa robaleira de politicagem estamos há 1 ano sem médico eles não pago o direito dos médicos exercerem sua função. Difícil. Operei no orencio agr preciso fazer a correção do umbigo porconta de um erro láesmo.ha 10 anos cadê e muito indignação agr vem de novo elicao pra puor

  10. Sem contar,os Postos do Médico de Família. O da Martins Torres,o atendimento é maravilhoso, profissional,mas faltam medicamentos, insumos pra curativo, remédios pra atender quem vai lá,sem estrutura e os profissionais se viram no atendimento.

  11. É uma vergonha. Desde quando precisamos que gastem dinheiro pra colocar na praia EU AMO NITERÓI, se amassem não contratavam tanta gente. Aqui em Icaraí fica um bando de guarda conversando.
    A pergunta é quem temos que realmente ame NITERÓI pra vir com força pra se candidata à prefeito. Bom dia.

  12. Pra Show tem dinheiro, o famoso “pão e circo”. (Cartão Araribóia, Zeca Pagodinho, Diogo Nogueira…)Como pode um povo votar e eleger um fantoche com 62% dos votos e dar continuidade a uma administração com fortes indícios de corrupção, triste, lastimável.

  13. Bom isso aí já era previsto; O tal de Grael nunca aparece pra dar às caras o poder Pulblico tem quê sim : fazer às fiscalizações de extrema urgência em todos os Hospitais municipais e fazer checape todos os finais de ano e colocar nas páginas de 📰🗞️ todos os gastos ou seja o lugar é Pulblico e a população precisa saber é isso!!!!!!!

  14. É um total absurdo o que vem acontecendo com a saúde em Niterói!

    Niterói é um município riquíssimo, que cobra um dos IPTU mais altos do Brasil e recebe milhões dos royaties do petróleo e essa gestão deixar as pessoas que mais precisam passar por tudo isso nas unidades básicas de saúde e nos hospitais da rede.

    Essa gestão só se preocupa com obras!

    Serão milhões destinados para obras de revitalização do Centro de Niterói e outros milhões para obras no Hospital Getúlio Vargas Filho, que é administrado pela Organização Social IDEIAS desde 2013.

    O estranho disso tudo é que nos hospitais administrados pelas Organizações Sociais não faltam verbas!!!

    Causa-me grande tristeza saber que o Hospital Orêncio de Freitas, no Barreto, onde fiz a minha Residência Médica de Cirurgia Geral, se encontra nesse estado de penúria! Esse Hospital já foi um grande Hospital de referência de Cirurgia Geral no município e, atualmente, sob a direção da Dra Célia Gouveia de Freitas, está impedido de ocupar essa posição de destaque no cenário de Niterói porque está sem receber verbas suficientes.
    Acredito que isso tudo faz parte de uma política de entregar toda a administração da saúde em Niterói para Organizações Sociais.
    A quem essa política das Organizações Sociais pode interessar tanto assim???

    Onde estarão as pessoas responsáveis em fiscalizar tudo isso?
    “QUEM PODERÁ NOS DEFENDER?”

  15. Vergonhoso Niterói recebe tanto dinheiro e a nossa saúde pública cada dia pior. Cadê o secretário de saúde que vivia na redes desmentindo que os hospitais estavam faltando qualquer tipo de medicamentos…A saúde em Niterói pede socorro 😥😥

Comments are closed.