Quem passa pela Marquês do Paraná deslumbra um cenário verde tendo ao fundo a majestosa sede de estilo colonial do Rio Cricket. O clube fundado há 151 anos em Niterói pelos ingleses vai comemorar seu aniversário em grande estilo, dia 25, às 21h. A festa vai ser animada pela banda Dancin’Nights e por Toni Garrido.
O Rio Cricket faz parte da história da criação do futebol no Brasil. Até hoje mantém acesa sua vocação esportiva com escolinhas para crianças. Suas peladas de fim de semana têm vagas bastante disputadas para as partidas no seu bem cuidado gramado.
O clube foi fundado há 151 anos por um grupo de jovens ingleses para praticar o críquete, um jogo praticado com tacos e bolas. Sua origem remonta ao Sul da Inglaterra, durante o ano de 1566.
Foi nesse campo da Rua Fagundes Varela onde jogadores de futebol deram os seus primeiros chutes na bola no antigo Estado do Rio de Janeiro. O Rio Cricket disputou o Primeiro Campeonato Carioca em 1906. O time ficou em terceiro lugar.
De toda a história do clube de Niterói, seu maior craque foi o tricampeão mundial de futebol Leonardo, mas seu campo também foi frequentado por outros jogadores famosos como Zizinho, Gerson, Altair, Jair Marinho e José Maria.
Alguns costumes ao longo desses últimos anos foram se transformando, como o chá das senhoras às quintas-feiras no Salão Cristal, que hoje tem o nome de Lady Di. As brasileiras deram continuidade a esse encontro, sem chá, mas com um joguinho de buraco acompanhado de refrigerantes e biscoitos, mantendo o espírito de distração e camaradagem.
O imbatível Marcos Flávio Cortes, presidente por muitos mandatos, de sua grande mesa redonda, com vista para o gramado, brinda os sócios e amigos, com cerveja no lugar do uísque, a bebida preferida dos ingleses.