New here? Register. ×
×

Banco de sangue vai a shopping de Alcântara (SG) receber doação voluntária

Escrito por Gilson Monteiro às 15:18 do dia 30 de agosto de 2021
Sobre:
  • doação de sangue
30ago

doação de sangue“Doe sangue perto de você” é o título da campanha pela doação de sangue voluntária que a Clínica de Hemoterapia de Niterói promoverá de quarta-feira (01/09) até sexta, das 9h às 16h. A coleta será feita no shopping Pátio Alcântara, em São Gonçalo. A ação busca regularizar os estoques de sangue para atender a todos que precisam.

Poderão doar pessoas em boas condições de saúde, entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg. Não é necessário jejum, mas que sejam evitados alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e de 12 horas para o caso de bebidas alcoólicas. Se estiver com sintomas de gripe ou resfriado, ou tiver tomado vacina recentemente, não deve doar temporariamente.

Para a diretora médica da Clínica de Hemoterapia de Niterói, Catarina Finkel, esta é uma causa nobre e pode ser realizada com segurança. “O Pátio Alcântara é um dos principais polos econômicos do município. A ação pública com certeza trará benefícios para todos os moradores de São Gonçalo e região. A doação de sangue ocorrerá dentro dos protocolos de segurança do Ministério da Saúde, com a adoção de medidas de prevenção para evitar a propagação do vírus e para que não haja risco aos doadores”, afirma.

A seleção daqueles que podem doar será feita após uma avaliação clínica dos interessados. Os doadores não poderão estar gripados ou com processo alérgico (tosse, coriza); ter feito tatuagem e/ou piercing há menos de 1 ano; ter tido hepatite depois de 11 anos de idade; ter realizado endoscopia e/ou colonoscopia nos últimos 6 meses. No caso das vacinas de sarampo e tétano, é necessário aguardar 4 semanas após a imunização. Para a vacina da gripe, bastam dois dias. Quem foi vacinado contra a Covid com imunizantes da AstraZeneca ou da Pfizer pode doar sangue uma semana após.

O Pátio Alcântara fica na Rua Carlos Gianelli. Mais informações com a Clínica de Hemoterapia, na Rua Almirante Teffé 594, sobrado, no Centro de Niterói, ou pelo telefone (21) 2621-9100; nas mídias sociais acesse @doacaodesangue.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *