Publicidade
Notícias

Amar Niterói é cuidar para a cidade não sofrer com chuvas e tempestades

Publicidade
Niterói precisa mais do que um letreiro para sentir de verdade amor pela cidade

Amar Niterói é mais do que instalar um letreiro de 11 metros de concreto no calçadão da Praia das Flechas, de frente para o MAC. Amar Niterói é cuidar para a cidade não sofrer com chuvas e tempestades. Estas são previsíveis. Acontecem sempre, mas a prefeitura precisa entender que o contribuinte espera dela mais cuidado com sua cidade, desde ações rotineiras, como a limpeza de ralos, rios e canais até a construção de novas redes de drenagem para evitar as inundações que tornam ainda mais caótica sua mobilidade urbana.

Amar é tratar as árvores para evitar que despenquem imprevisivelmente sobre ruas, casas e carros, como vem acontecendo nesta semana de Norte a Sul de Niterói.

Amar é fazer incessantemente a conservação das ruas, praças e parques. É prevenir o inevitável problema causado pelas chuvas de verão que se repetem desde que o mundo é mundo, mas pouco ou nada se faz para contornar a situação que provocam.

Amar é aplicar bem os recursos finitos dos royalties do petróleo, que generosamente jorram no orçamento municipal engordando-o em quase 50%. Mas que, em vez disso, a prefeitura de Niterói prefere gastar com shows e muita festa cara, ao mesmo tempo em que cobra um dos IPTUs mais caros do país.

Amar é fazer a máquina pública funcionar bem em prol dos cidadãos. Não é inchar a administração pública com 65 secretarias, autarquias e órgãos lotados por milhares de apaniguados políticos que somente aparecem para receber no fim do mês seus vencimentos.

Afinal, quem ama cuida, lembra a sabedoria popular. O niteroiense precisa muito mais do que um letreiro para poder sentir de verdade o amor de seus governantes pela cidade.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

40 minutos ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

2 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

6 dias ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

1 semana ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

1 semana ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

2 semanas ago
Publicidade