New here? Register. ×
×

Amar Niterói é cuidar para a cidade não sofrer com chuvas e tempestades

Escrito por Gilson Monteiro às 11:27 do dia 16 de fevereiro de 2023
Sobre: Quem ama cuida
  • amar niterói é
16fev
Niterói precisa mais do que um letreiro para sentir de verdade amor pela cidade

Amar Niterói é mais do que instalar um letreiro de 11 metros de concreto no calçadão da Praia das Flechas, de frente para o MAC. Amar Niterói é cuidar para a cidade não sofrer com chuvas e tempestades. Estas são previsíveis. Acontecem sempre, mas a prefeitura precisa entender que o contribuinte espera dela mais cuidado com sua cidade, desde ações rotineiras, como a limpeza de ralos, rios e canais até a construção de novas redes de drenagem para evitar as inundações que tornam ainda mais caótica sua mobilidade urbana.

Amar é tratar as árvores para evitar que despenquem imprevisivelmente sobre ruas, casas e carros, como vem acontecendo nesta semana de Norte a Sul de Niterói.

Amar é fazer incessantemente a conservação das ruas, praças e parques. É prevenir o inevitável problema causado pelas chuvas de verão que se repetem desde que o mundo é mundo, mas pouco ou nada se faz para contornar a situação que provocam.

Amar é aplicar bem os recursos finitos dos royalties do petróleo, que generosamente jorram no orçamento municipal engordando-o em quase 50%. Mas que, em vez disso, a prefeitura de Niterói prefere gastar com shows e muita festa cara, ao mesmo tempo em que cobra um dos IPTUs mais caros do país.

Amar é fazer a máquina pública funcionar bem em prol dos cidadãos. Não é inchar a administração pública com 65 secretarias, autarquias e órgãos lotados por milhares de apaniguados políticos que somente aparecem para receber no fim do mês seus vencimentos.

Afinal, quem ama cuida, lembra a sabedoria popular. O niteroiense precisa muito mais do que um letreiro para poder sentir de verdade o amor de seus governantes pela cidade.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

11 thoughts on “Amar Niterói é cuidar para a cidade não sofrer com chuvas e tempestades

  1. AMAR NITEROI É ACABAR COM ESTA BOATE VERGONHOSA QUE TRANSFORMARAM A ORLA DE S FRANCISCO. TEMOS POSTES APAGADOS HA ANOS. NÃO TEMOS A QUEM RECORRER POIS O DISK LUZ É UM ÓRGÃO INOPERANTE. ENFIM UM IPTU DOS MAIS ALTOS DO ESTADO E O RETORNO É ZERO. AS LÂMPADAS DA ILUMINAÇÃO PUBLICA SÃO TROCADAS SE O MORADOR ENFRENTAR A BURROCRACIA DO DISKLUZ. AS VIATURAS FICAM PASSEANDO A NOITE PARA AGIR NO QUE FOI PEDIDO. PASSAM VÁRIAS VEZES POR POSTES APAGADOS E NADA FAZEM. ENFIM UMA INCOMPETÊNCIA ASSUMIDA. CONSEGUEM RARAMENTE SUBIR NUMA LUMINARIA E SÃO INCAPAZES DE LIMPAR A LUMINÁRIA. GILSON SOCORRE A ORLA DE SÃO FRANCISCO POIS A ÚLTIMA LÂMPADA ESTÁ PRESTES A APAGAR!!!!!

  2. Convido o ilustre prefeito a aparticipar por um dia de uma aula nas escolas municipais com este calor extremo, para sentir na pele oque sentem os alunos e os profissionais da educação, !

  3. Parabéns Gilson Monteiro! Texto perfeito sobre Quem ama Niterói, cuida.
    Falou tudo que eu e milhares de habitantes da cidade, gostaríamos de falar.
    Obrigada.

    1. Amar também é ter consciência de cidadania e não colocar lixo antes do horário do caminhão passar, é não jogar lixo no chão, é denunciar quando ver obra ilegal nos morros,só podemos cobrar quando fazemos a nossa parte.

    2. Realmente está faltando conhecimento de Gestão Pública, Niterói não pode ser mais barquinho a navegar no mesmo laguinho.

  4. A coluna do Gilson é a única que, ainda, mostra os absurdos praticados pelo ex e o atual prefeito de Niterói.Mas a miopia de Suas Excelências não permitem que eles livrem o niteroiense das catástrofes que acontecem na cidade, há décadas.
    As enchentes de verão, por exemplo, já fazem parte do cotidiano, porque a autoridade pública (municipal ou estadual, como o MPERJ) se nega a adotar providências relativas às soluções dos graves problemas. Possivelmente por incompetência ou medo dos responsáveis pelos malfeitos, com os quais devem ter compromissos estranhos.Triste.

  5. Se o prefeito atendesse 10% das sugestões do colunista, ja seria um presente para os cidadãos de Niterói!
    Junto-me aos que desejam uma cidade mais, humana, limpa, que multe e apreenda as motos dos entregadores com as descargas abertas e o simples nivelamento e recapeamento do asfalto das principais vias da cidade! Por oportuno, convido o prefeito a travegar de carro pela Av. Amaral Peixoto e sentir os solavancos causados pelos inúmeros cotovelos da via. Acho que a Avenida não tem uma manutenção há mais de um quarto de século!!!

    1. Eu convidado ao Sr Prefeito para andar de cadeira de rodas pelas calçadas da Alameda São Boa Ventura ,no Fonseca.A culpa são dos cadeirantes,não é? Que deveriam ficar em casa e não sair atrapalhando as calçadas.So pode…

Comments are closed.