New here? Register. ×
×

Alunos e professoras de Niterói viajam para participar de curso na França

Escrito por Gilson Monteiro às 10:35 do dia 8 de julho de 2024
Sobre: Oui! Oui!
  • Estudantes Bernardo Marinho de Lima e Yasmim da Silva Meira, Niterói
08jul
Bernardo e Yasmim no embarque para a França, onde vão estudar por duas semanas / Foto: Divulgação

Dois alunos do Ciep Leonel Brizola, que fica em Charitas, Niterói, já estão na França participando de um curso de francês, durante as próximas duas semanas. Bernardo Marinho de Lima, 16 aos, e Yasmim da Silva Meira, 17, são os únicos estudantes da América do Sul escolhidos em um concurso para frequentar as aulas do centro de aprendizagem Cavilam, na cidade e Vichy.

Esta semana será a vez de embarcar para Bordeaux, na França, duas professoras de francês do Ciep do Preventório. Rosana Marcia Alves Soares e Telma Villa vão participar de um curso de formação acadêmica, durante quinze dias. Elas foram escolhidas para duas das quatro vagas oferecidas para a América Latina.

A viagem foi promovida pela Label France Éducation, com o apoio da Embaixada da França no Brasil. No programa do curso estão incluídas oficinas pedagógicas, concertos, passeios e intercâmbios culturais.

O Ciep 449 – Governador Leonel de Moura Brizola é uma instituição intercultural Brasil-França. É a primeira escola pública bilíngue de Francês-Português da rede pública estadual. Como “escola dupla”, oferece educação em tempo integral. Os horários das aulas vão das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, e oferece, além do programa escolar padrão, um sistema bilíngue: os alunos fazem 18 aulas de francês ou em francês por semana entre três disciplinas: francês, biologia em francês, projeto de vida e cultura.

Participaram da iniciativa alunos e professores de colégios que possuem o selo Label France Éducation, concedido às escolas que promovem ensino de excelência da língua francesa e têm em seus currículos disciplinas que são ministradas em francês.

A secretária estadual de Educação do RJ, Roberta Barreto, parabeniza os estudantes e os professores do Ciep 449 e destaca o excelente desempenho das escolas estaduais.

“Nos últimos anos, nossos alunos têm apresentado resultados espetaculares nas competições das quais participam. Esta nova conquista mostra que estamos no caminho certo ofertando um ensino público da mais alta qualidade, abrindo muitas portas para o projeto de vida dos nossos jovens”, afirmou secretária.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

One thought on “Alunos e professoras de Niterói viajam para participar de curso na França

  1. O que o município tem que fazer é coibir os motociclistas que infernizam a cidade com seus escapamentos abertos em frente às escolas. Também trafegam pelas calçadas com riscos aos estudantes. Fora o delivery de entorpecentes. Vergonha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *