A campanha Agosto Dourado, de incentivo ao aleitamento materno, conta com a participação do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN). Para orientar as mães com dificuldades para amamentar ou que desejam melhorar a técnica, o CHN Mulher disponibiliza consultas especiais sobre amamentação.
Durante os encontros, as pacientes recebem dicas de posicionamento do bebê para receber o peito da mãe e orientação sobre o tempo entre as mamadas e outras informações importantes de acordo com as dificuldades relatadas. As consultas são conduzidas por uma equipe de enfermeiras obstetras com habilidade no aconselhamento sobre aleitamento materno e outros ensinamentos pertinentes ao período do pós-parto.
Segundo Francisca Paula Albuquerque, enfermeira obstétrica do CHN, o principal objetivo do consultório de amamentação é orientar, treinar, apoiar e ajudar as mães no processo de aleitamento após o nascimento do bebê. “A lactação materna tem importância fundamental para o desenvolvimento da criança desde os primeiros dias de vida. Além de fornecer as quantidades certas de nutrientes, vitaminas e minerais de que ela precisa para crescer, também ajuda a fortalecer o vínculo com os pais, principalmente a mãe que está em contato direto com ela”, explica Francisca.
Outro foco da consulta de amamentação é prevenir e tratar certas demandas relacionadas com o aleitamento materno, como dificuldade de amamentar ou o desenvolvimento de complicações nos seios, como fissuras e mastite.
O CHN Mulher é um espaço desenvolvido especialmente para cuidar da saúde da mulher e da gestante no centro de Niterói. Pioneira nesse tipo de serviço, a unidade reúne consultas, exames e o acompanhamento necessário para todas as fases da gestação, com o apoio de uma equipe médica e multidisciplinar experiente e dedicada.
São, ao todo, quatro consultórios para atendimento de pré-natal e especialidades como ginecologia, obstetrícia, cardiologia, endocrinologia, nutrição e psicologia; duas salas para exames de ultrassonografia; uma sala de cardiotocografia e laboratório. Também estão disponíveis serviços especiais como acompanhamento de gestantes de alto risco e outros. Para fazer agendamento da consulta de amamentação, é preciso entrar em contato com a Central de Atendimento pelo número (21) 2729-1000 (opção 1).