Publicidade
Notícias

Academia de Niterói pioneira em natação de bebês tem alunos até de 98 anos

Publicidade
Beto e seus alunos numa das quatro piscinas da Aquafish, primeira a dar aulas de natação para bebês

Antes mesmo de se formar em Educação Física, Jorge Alberto fez um curso de especialização em Colônia, na Alemanha, onde se entusiasmou com a verdadeira revolução na natação infantil que acontecia naquela cidade.

No mesmo ano, em 1978, decidiu abrir em Icaraí a Aquafish, tornando-se pioneiro no Rio de Janeiro ao oferecer aulas de natação para bebês a partir dos seis meses de idade. Hoje, 47 anos depois, sua academia conta com mais de mil alunos de todas as idades praticando as mais variadas atividades — sendo o mais longevo com 98 anos.

A natação é um dos esportes mais praticados no mundo, desde o ventre materno. Por isso, o vínculo das crianças com o meio líquido tende a ser mais natural, facilitando a participação e incentivando novas experiências, diferentemente de outros esportes.

Ao brincar com a água, a criança explora variações de movimento por iniciativa própria, desenvolvendo noções corporais e promovendo a interação com o ambiente em que vive.

Conhecido como professor Beto, Jorge Alberto afirma que suas quatro piscinas salinizadas e aquecidas foram projetadas para atender diferentes níveis e faixas etárias, contemplando todas as fases do aprendizado. A metodologia utilizada é a do nadador Gustavo Borges.

Quem dá braçadas ao lado de Beto é sua filha, Betina Köpp, professora de Educação Física, que administra com ele a academia. A Aquafish conta com quatro unidades, oferecendo hidroginástica, clínica de fisioterapia e diversas modalidades aquáticas.

O plano Fitness da academia inclui Alongamento, Fit Dance, Yoga, Ginástica Local, Power Local, Rit Box Core, Step G.A.P, Bike Indoor e outras atividades físicas e mentais.

Figura conhecida na terra de Arariboia, o professor Jorge Alberto Pinto Guimarães Filho — o Beto — foi vereador em Niterói por quatro mandatos. Abandonou a política para se dedicar de corpo e alma à Educação Física e à Aquafish.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Moreira Franco lança em Niterói livro com mais de mil páginas de memórias

Moreira Franco, que foi governador fluminense e ocupou os mais altos cargos da República, tendo…

13 horas ago

Viradouro vence o carnaval com enredo sobre Mestre Ciça e nota máxima na bateria

Mestre Ciça e sua bateria nota dez garantem o título do carnaval carioca para a…

3 dias ago

Outdoor contra dengue cercado de detritos expõe contradição em Maricá

O lixo sobra em volta dos containers, contradizendo a mensagem do outdoor pedindo mais cuidado…

3 dias ago

Memórias da Rua da Conceição e da folia que não volta mais

Entre confetes e serpentinas, o desfile de foliões em carro aberto no Centro de Niterói…

6 dias ago

Niterói perde uma grande líder na defesa dos direitos das pessoas com deficiência

Tânia Rodrigues presidindo uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Niterói / Reprodução Câmara…

1 semana ago

Romanceiro: o sebo que supera a população de Niterói em número de publicações

Adroaldo Peixoto em plena atividade, dedicado à busca de acervos raros e excepcionais Com um…

1 semana ago
Publicidade