Dona Gaby Trece de Paula, a guardiã da natureza de Itacoatiara, completa 100 anos, dia 8 de junho. Durante mais de 50 anos ela cuidou pessoalmente das plantas da restinga. Todos dias após o café da manhã percorria o calçadão dando bom dia às 36 espécies que faziam parte do bioma original e outras 59 plantas não nativas catalogadas por biólogos. Com uma tesoura de poda retirava ervas daninhas e tratava de manter as plantas viçosas.
Hoje, bastante lúcida e ativa, Dona Gaby ocupa parte de seu tempo costurando colchas de retalhos para doar a bebês de famílias carentes.
As plantas da restinga, que tratava com tanto carinho, hoje cresceram demais, sem tratamento, e tiram a visão do mar de quem passeia pelo calçadão de Itacoatiara.
Há dez anos Dona Gaby deixou de ir àquele espaço verde. Nessa época, aos 90 anos era vice-presidente da Sociedade de Amigos e Moradores de Itacoatiara (Soami). Mesmo sem ser bióloga, ela não dava muita confiança para os fiscais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) que a respeitavam e entendiam seu cuidado com a restinga que hoje mais parece um matagal, de tão esquecida que está pela prefeitura de Niterói.
Parabéns pelo centenário e pela visão humanista ao cuidar da restinga. Exemplo a ser seguido.
Parabéns para dona GABY,seu amor pela natureza,em especial Itacoatiara. é sem limites: doação total!100anos de saúde.
HOJE , SOAMI, pra que?
CERVEJEIROS EM BARRACAS NA …,
… AREIA
ASSALTOS ( p q caméras ?)
Puxadinho junto ao BPO…
IRREGULAR….
TUDO PADRÃO RODRIGO NEVES.
Mesmo preso , nada mudou.
Que nada Paulo, este puxadinho eles acertaram com a PM, via convenio. KKKKK, agora a PM e dona de area e predio publico.Claro, com a participação da prefeitura e alguns vereadores que participaram da inauguração. Não sei quem paga a luz e agua.
Poucas pessoas tem visão humanitária, com sua idade mostra q a geração da sua época se preocupava c o futuro dos filhos e netos e q hoje a nova geração não se importa com futuro, ou seja não havendo renovação a tendência é acabar ” matagal “