Se você estiver nos Emirados Árabes e ligar o canal da emissora Abu Dhabi Sports Tv vai ver, nos grandes eventos, um comentarista usando um bonezinho branco, falando inglês fluente, mas com nome brasileiro: Sid Jacintho, o niteroiense da Ponta d’Areia, ex-aluno do Abel e do Gay Lussac, formado em Direito e faixa preta de jiu-jitsu, grau 4.
Começou sua paixão pela luta aos 15 anos, quando foi treinar na Academia Luiz Paulo, em Icaraí. Depois se aperfeiçoou com o mestre Fabrício Martins, em Copacabana.
No ano de 2007, o amigo Carlos Santos, professor em Abu Dhabi, convidou Sid para morar na capital dos Emirados. Com a ajuda do pai, seu xará, que trabalhava no Estaleiro Mauá, comprou a passagem, botou seus dois quimonos na mala e rumou para aquele país tão distante, repleto de esperança.
Já desembarcou com sorte, pois foi escolhido para dar aula de jiu-jitsu para a família de sua alteza real, sheikh Mohammad Bin Zayed A Nahyan, chefe supremo do Comando das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos, além de treinar os guardas reais e comandar o time nacional do país.
Com seu talento e o jeito niteroiense, caiu na simpatia do sheick, que o convidou para implementar o jiu-jitsu nas Forças Armadas e nas escolas do governo.
Suas atividades não paravam por aí. Foi ser consultor técnico da Federação de Luta do país e da empresa Palms Sport, que contrata professores para trabalhar nos Emirados, para onde mais de 40 papa-goiabas já foram para dar aulas na capital.
Sua esposa, Tatiana Haritoff de Oliveira, mãe de Pâmela e Pietra, faixa preta no grau 2, foi a pioneira do jiu-jitsu feminino nas escolas do governo árabe desde 2008, trabalhando também para a família real.
No ano passado, Sid Jacintho de Oliveira Júnior foi campeão mundial de jiu-jitsu em Abu Dhabi, na categoria master, com atletas de 41 a 45 anos.
O Irmão Amadeu, de saudosa lembrança, que dirigiu o Abel por muitos anos, dizia, que a maior preocupação da escola lassalista, era formar os alunos para o mundo. Seu aluno Sid Jachinto é um belo exemplo.
Parabéns, amiga Sônia e filho Sid! Você , Sid, incentivado pelos pais, esposa e filhas conseguiu sucesso nesse país tão distante. Sucesso na sua caminhada. Bençãos divinas para você e essa linda família. Obrigada Gilson Monteiro pela reportagem!
Parabéns Gilson por essa matéria homenageando um belo rapaz. Atitude louvável a sua pois Sid Júnior é merecedor.
Embora não tenha convivido muito com Sid Júnior porque morei fora de Niterói muito tempo , o pouco contato que tive antes dele ir para os Emirados qdo nos encontrávamos eram bem agradáveis. Sou sua tia Sonia irmã do seu pai Sid e me sinto feliz por estar mais em contato . Rapaz simpático, e muito educado que conquistou os Emirados e os seus superiores com o seu carisma e dignidade. Desejo muito mais sucesso pra vc e Tatana tb porque ela tb teve participação em todo esse sucesso. Sejam felizes e são grandes ex para suas filhas.
Lembra que falei uma vez que Vc era um ser de luz?
Gilson excelente matéria! Tive Sid e tenho até hoje Sonia, como pessoas especiais e inesquecíveis na minha vida e no meu coração. Considerava Sid, não só como amigo, e sim como irmãos. Tínha uma alegria imensa, quando encontrava Sid é sentia a mesma reciprocidade vinda dele com relação à minha pessoa. Sonia e Sid relembravam momentos que não se apagam, de nossa juventude e que nos faziam rir muito. Infelizmente Sid se foi mas deixou um legado, na figura do Sid Júnior, que representa com expressividade a nossa querida Niterói! Parabéns amiga Sônia pelo sucesso do seu filho! Parabéns Sid Júnior e agradecido fico a você, por trazer de volta nos meus pensamentos a convivência, sempre amiga e fraterna que tive com seu pai(falecido) e com sua grande amiga Sônia! Transmita para sua mãe um grande abraço! Parabéns meu irmão Gilson pela bela e expressiva homenagem à família Jacinto de Oliveira!
Meu genro o Sid , homem honrado e honesto. Trabalhou muito aqui no Brasil, porém não foi reconhecido. Teve que ir pra outro país. Lá ele é muito considerado pelo coronel e pelos superiores ao coronel. Ele foi chamado e nós o incentivamos a ir, Pamela era nenê. Partiu , um ano depois minha filha foi é a vida pra eles lá é bem melhor do que se estivesse aqui Parabéns 🎈🎉, parabéns a meus filhos!!!!💋💋💋Amo vcs!!!
Meu genro o Sid , homem honrado e honesto. Trabalhou muito aqui no Brasil, porém não foi reconhecido. Teve que ir pra outro país. Lá ele é muito considerado pelo coronel e pelos superiores ao coronel. Ele morava comigo quando foi chamado e nós o incentivamos a ir, Pamela era nenê. Partiu , um ano depois minha filha foi é a vida pra eles lá é bem melhor do que se estivesse aqui Parabéns 🎈🎉, parabéns a meus filhos!!!!💋💋💋Amo vcs!!!
Conheço este garoto desde o nascimento. Minha esposa é amiga da Sonia Regina (mae) , desde o IEPIC e fui amigo de infancia do Sid pai , pois morãvamos pertos um do outro em Sao Domingos ( mais perto da Tamarineira) . Vi a trajetoria dele desde o inicio dando aula em Niteroi , até a mudança para Abu Dhabi onde ajudou a desenvolver o Jiu-Jitsu nos Emirados.
Hoje, pertenço ‘a mesma Academia ( do Luiz Paulo) onde ele começou e iniciei-me neste belo esporte a dois anos ( aos 70 anos) .
Osss
Gilson,não poderia deixar de dizer que Sid ,meu primo é o orgulho da nossa família.Tomamos sempre ,como exemplo, do cara que deu certo.Meu tio,Sid foi peça chave nessa decisao, de nos deixar,para ser sucesso em país tão distante. Com uma experiência dessa,só temos que nos orgulhar,não só a família ,mais nossa cidade ,e o Brasil,estamos bem representados lá fora Tatyana, feliz ,amiga pelo seu grande sucesso.Pamela e Pietra seus pais são só orgulho pra nós e pra vocês.Obrigada,Gilson pelo presente, de fazer merecidamente está homenagem pra nós.Sucesso,meus primos.
É isso…vindo da família de onde veio não poderíamos esperar outra coisa desse rapaz, me orgulho em ser primo desse cara maravilhoso e ter vivido minha infância ao seu lado…Parabéns primo, tudo do melhor pra você e família beijos.
Gilson, o Sid Jacintho é meu primo-irmão. Ele e a Tatiana são merecedores de todo esse sucesso, pois são pessoas do bem
Suas filhas são lindas e a menor é minha afilhada.
Muito boa a sua matéria 👏👏
Em Dubai tem um caso semelhante.
Gilson sensacional!! Quando partiu nos deixou muito preocupados com a mudança para o mundo diferente, graças a Deus de deu bem ,esposa e filhas, sou tia e madrinha dele nascida e criada na Sta Clara.
Que belo exemplo, Gilson, pena não ter sido meu aluno no Abel, os meus estão na faixa dos 58/60 anos!!!nosso amado Irmão Amadeu teria se orgulhado muito de ter lido essa reportagem!!! Viva nós, os niteroienses!!!!
Gilson, sensacional. Tinha que ser Ponta D’areia.
Só gente ilustre, o bairro!
Parabéns pela matéria.