New here? Register. ×
×

Oito carros roubados por dia em Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 12:08 do dia 18 de abril de 2018
Sobre: Difícil é recuperar
18abr

Mais de oito carros por dia foram roubados e furtados em Niterói, durante o mês de março, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgados na terça-feira (17/04). Em São Gonçalo foram cerca de seis ocorrências por dia, em média. O Rio de Janeiro também registrou a média de roubos e furtos de veículos igual a Niterói no mês passado.

Mesmo tendo seus carros segurados, a via crucis das vítimas não termina com o demorado registro da ocorrência em uma delegacia de polícia. Não basta o susto e o risco de ter sido morto por um bandido que rouba o carro. O motorista precisa enfrentar um calvário burocrático e lento.

Mais sofrimento

No caso de o veículo roubado ou furtado ser encontrado, ele é rebocado pela polícia para o Pátio Legal, que fica em Deodoro, na Zona Norte do Rio. Ali, o proprietário deve apresentar uma série de documentos para obter a liberação de seu carro. O processo leva horas até que um funcionário do Pátio Legal chame no portão de entrada (foto) cada um dos habilitados para receber o veículo de volta, depois de terem que aguardar a vez na calçada em frente ao depósito.

O Pátio Legal foi criado em 2005 pela Secretaria de Segurança do Estado do Rio e o Detran em convênio com o Sindicato das Seguradoras do Rio e a Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados (Fenaseg).  Em seu site, o Pátio Legal diz que seu objetivo é abrigar veículos roubados ou furtados, recuperados pela Polícia na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, “oferecendo aos cidadãos serviços com mais conforto, tecnologia e velocidade, independente do veículo ser ou não segurado”.

Antes, esses carros ficavam estacionados nas calçadas próximas às delegacias da área onde foram encontrados pela polícia.

Segundo o levantamento do ISP, em março a polícia recuperou somente 94 carros em Niterói e 158 em São Gonçalo, pouco mais da metade dos 440 veículos furtados ou roubados no mesmo mês nos dois municípios.

Furtos aumentam

Em relação a março de 2017, o número de roubos de veículos registrou uma queda de 52% em Niterói (181 casos no ano passado, contra 95 este ano), mas nem por isso o preço do seguro foi reduzido. Em São Gonçalo, foram roubados em março 109 veículos, uma queda significativa em relação a mesma ocorrência em março de 2017, que somou 557 casos, a maioria deles em Alcântara.

Em movimento inverso, o número de furtos de veículos subiu 35% em 2018, com 168 casos registrados nas cinco Delegacias de Polícia do município, contra 59 em 2017.

 A maior ocorrência desses furtos no mês de março foi na área da 77ª DP (Icaraí), com 74 casos; seguida da 76ª DP (Centro, mas que abrange bairros vizinhos como Boa Viagem e Gragoatá), 43 furtos; 81ª DP (Itaipu) 21 furtos;  78ª DP (Fonseca), 18 casos;  e 79ª DP (Charitas), 12.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

One thought on “Oito carros roubados por dia em Niterói

  1. A intervenção não chegou em Niterói. Todas as ações e estratégias estão montadas para a segurança da Zona Sul da cidade do Rio. A sensação é que até os policiais do 12o foram deslocados para compor o policiamento de lá. Estamos à mercê da bandidagem. O Prefeito e vereadores de Niterói deveriam fazer pressão para que o Comandante que esta ordenando as ações demonstre quais as estratégias montadas para o lado de cá da Baía. Niterói vive um toque de recolher. buy viagra

Comments are closed.