New here? Register. ×
×

Curso de segurança na Rua do Perdeu

Escrito por Gilson Monteiro às 14:23 do dia 9 de agosto de 2017
Sobre: Endereço marcado
09ago

O prédio antigo, que já abrigou a Fundação Leão XIII, situado na esquina de Visconde de Morais com Andrade Neves, em São Domingos, no trecho conhecido como Rua do Perdeu, poderá sediar os cursos de bacharelado e de tecnólogo em Segurança Pública da UFF, os primeiros oferecidos por uma universidade pública do Brasil.

Os dois cursos juntos totalizam cerca de 2.500 alunos. A UFF solicitou ao governo do Estado a cessão do imóvel e o processo está em tramitação na Secretaria de Ciência Tecnologia e Desenvolvimento. A Universidade tem expectativa de poder dar outra vida ao lugar, em benefício dos alunos, mas também da população circunvizinha que será envolvida nos projetos de pesquisa e de extensão dos pesquisadores do Departamento de Segurança Pública 

Esse prédio, localizado na Rua Visconde de Moraes 119 (esquina com Andrade Neves) – Ingá,  já foi uma fábrica e depois abrigou uma escola. O casarão reformado, conta com dezenas de salas, mas está subutilizado, com  apenas duas salas funcionando para atendimento da Fundação Leão XIII, que poderá continuar no local caso o curso da UFF seja instalado no casarão. 

O prédio está situado em uma das primeiras ruas da cidade “batizada” como Rua do Perdeu por estudantes do curso de Medicina da UFF, que fica na contigua Rua Hernani Melo. Eles são as maiores vítimas de assaltos frequentes. Depois, alunos do IACS também passaram a chamar assim a Rua Lara Vilela, onde fica o Instituto de Arte e Comunicação Social.

Na Rua Visconde de Morais 108, um imóvel bastante deteriorado, de propriedade da Fundação Habitacional do Exército (FHE), que já foi reduto de usuários de drogas e assaltantes, é guardado por um vigilante a cada turno contratado pela FHE, mas que garante apenas a não invasão do imóvel, sem oferecer qualquer proteção aos pedestres que ali mesmo ou mais adiante na curva deserta sofrem assaltos.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|