New here? Register. ×
×

Violência ostensiva assusta Niterói

Escrito por Gilberto Fontes às 10:37 do dia 8 de julho de 2017
Sobre: Cidade ameaçada
08jul

Não há mais uma esquina ou rua do “perdeu”. Niterói inteira está dominada pela bandidagem. O mais assustador é que até para roubar celulares e uns trocados da vítima ladrões fazem isso ostensivamente com fuzis, armas de guerra de alto poder de destruição. Vai longe o tempo dos punguistas, batedores de carteira conhecidos como “mãos-de-luva”, tal a habilidade que tinham em meter a mão no bolso da vítima sem serem notados. Hoje a frase “Isto é um assalto”, repetida em velhos filmes policiais, foi trocada pela corruptela “perdeu”.

Perdemos todos os dias com a corrupção metastática que migra de um órgão público para outro. O câncer moral corrói nossa sociedade que assiste na televisão a prisão de políticos e, mais recentemente, de praticamente uma companhia inteira de policiais militares (96 soldados, cabos e sargentos presos) que davam cobertura a traficantes de 16 favelas de São Gonçalo e ainda os mandavam roubar para lhes pagar a propina semanal.

Na última terça-feira, ao buscar o filho no maternal do colégio Gay Lussac, uma mãe foi assaltada por um bandido de fuzil. A ela nada adiantou o carro blindado. Foi surpreendida ao saltar do veículo que, agora, certamente está sendo usado como um “caveirão do crime” pelos delinquentes. No mesmo dia, um empresário também teve roubada sua camionete blindada, conforme registro na 79ª DP (Charitas). Dias antes, um grupo de amigos reunido à mesa de um dos quiosques da orla da Boa Viagem foi assaltado pelo bandido do fuzil que repetia ameaçadoramente: “Não é brinquedo, não!”.

Não é brincadeira mesmo. A cidade se amedronta, as ruas ficam desertas no meio da noite e bares, cinemas e restaurantes sofrem prejuízo com a queda do movimento. Os assaltos se repetem monotonamente. Câmeras de segurança em ônibus, lojas e ruas da cidade gravam a repetida ação de bandidos contra cidadãos indefesos e, raramente, se observa a ação da polícia. Ao contrário dos filmes de faroeste, nesses assistidos em Niterói o bandido se dá bem no fim, já que o mocinho nunca aparece na tela.

Por outro lado, sempre querendo aparecer no vídeo e nas notícias de jornal, políticos se esmeram em anunciar providências para a segurança de Niterói que logo mostram sua inocuidade. Dano mesmo muitas delas provocam é no erário público ao se gastar milhões com esta ou aquela proposta de garantir segurança com projetos para inglês ver, que não funcionam pela falta de coordenação e motivação além daquela de simplesmente vender o político como bom administrador. Assim foi com as UPPs, assim será sempre com qualquer projeto policial imediatista e sem comprometimento com o social.

Sharing is caring

Gilberto Fontes
Repórter do cotidiano iniciou na Tribuna da Imprensa, depois atuou nos jornais O Dia, O Fluminense (onde foi chefe de reportagem e editor), Jornal do Brasil e O Globo (como editor da Rio e dos Jornais de Bairro). É autor do livro “50 anos de vida – Uma história de amor” (sobre a Pestalozzi), além de editar livros de outros autores da cidade.
|

7 thoughts on “Violência ostensiva assusta Niterói

  1. Em Niteroi o que se vê é uma cidade decadente, refém da violência, com a mobilidade urbana caotica fruto da consentida explosão imobiliária sem nenhuma contra partida das empresas para minimizar o impacto, com obras viárias de alto custo e muito pouco benefício, o que vem causando tristeza e desesperança nos Niteroienses.

  2. Quando éramos capital de estado tínhamos àquela época diversas unidades da PM aqui alocadas, bem como Niterói era uma cidade menor e com menos habitantes. Hoje temos uma cidade que não é mais capital de estado; com maior número de habitantes e uma única unidade da PM que é o 12º BPM atendendo ainda Maricá!
    Impossível achar que seja suficiente contra a bandidagem que corre solta.
    Poucos sabem que a cada turno do 12º BPM o número de policiais disponíveis chega , quando muito, a 300 militares. Assim qualquer discurso dessas “autoridades” estaduais ou municipais somente convencerá aquele que acredita em Papai Noel e em político que esteja verdadeiramente atuando como um agente público em prol de nossas demandas e não das dele!

  3. O prefeito de Niterói tem que tomar uma atitude, Niterói está perigosa para todos, será que essa a impressão que ele quer dar ? Uma cidade que antes era dita como cidade com qualidade de vida e agora sujeita a morte em qualquer esquina? Vamos Rodrigo, tome uma atitude, respeito os votos que recebeu cuidando de nós é da nossa cidade.

  4. É hora de darmos um basta nisso. A queda da bastilha precisa ser iniciada.

    Cercar o Planalto e o Congresso e exigir a renuncia de todos os investigados e réus.

    Cercar cada câmara de vereadores, prefeitura, e palácio de governo onde houver réu de corrupção e exigir a renuncia de todos.

    O genocídio, o massacre do qual é vítima a população precisa acabar.

  5. Gilson, boa tarde.
    O exemplo vem de cima ! Dá para engulir o que essa nefasta politica esta fazendo com os brasileiros ?
    Quem ouviu ontem de Hamburgo, a entrevista do Temer, ficou escandalizado com tanta ironia e cinismo ? Isso vai refletindo até chegar lá embaixo e os cidadãos e que estão pagando a fatura.
    É hora de um BASTA geral ! Temos que invadir Brasilia e mostrar o nosso repúdio á tudo que esta acontecendo.
    Sérgio Cabral está matando mais do que Hitler ! É só parar para refletir o que esse facínora e equipe fizeram com a saúde do Rio.
    Uma senhora esta prêsa por tentar roubar pão e manteiga de um super mercado… E lá em cima, o Stf mandando para casa todos …

    1. Senhores e Senhoras,
      Não esqueçam o pai e a mãe de tudo isto,
      l..u.l.a.la.
      D.i.l.m.i.n.h.a
      com a turma do p.t.

Comments are closed.