Enquanto o prefeito ex-petista e candidato à reeleição Rodrigo Neves mostra em sua propaganda eleitoral as obras do túnel Charitas-Cafubá, moradores do Morro do Preventório continuam sofrendo com as explosões, a poeira e o medo de ficarem soterrados. Oito casas situadas perto da boca do túnel estão ameaçadas de ruir. A Defesa Civil esteve em duas delas, tirou fotos das rachaduras e nada mais.
Era para a prefeitura ter desapropriado essas casas, entre outras, segundo diretores da empresa municipal Emusa haviam dito em reunião com os moradores, no ano passado.
Agora, nem a escada provisória que a construtora do túnel tinha instalado pode mais ser usada pelos moradores que têm que fazer um caminho maior e mais arriscado para descer ou subir até suas casas. Temem que, com a escadaria de metal interditada, não poderão contar com um ponto de escape rápido em caso de acidente com as casas que estão com as estruturas abaladas, com telhas quebradas e goteiras, resultado das explosões para abrir o túnel.
O problema já foi comunicado ao Ministério Público com uma queixa contra Lincoln da Silveira, diretor da Emusa, que segundo os moradores do Preventório, quando aparece na obra diz que nada pode ser feito.
Desde abril, os moradores se queixam dos inconvenientes da obra e, principalmente, do descaso que dizem sofrer por parte da prefeitura. Alguns chegaram a receber máscaras para evitar a inalação do pó de pedra, mas como elas não serviam para isso foram recolhidas pela Emusa com a promessa de que seriam distribuídas outras melhores, o que não aconteceu.
– O descaso da prefeitura é muito grande. Nós só conseguimos contato com o senhor Lincoln da Silveira, diretor da Emusa, quando ele visita a obra. Mas este nos trata com frieza e diz que não tem posição alguma, pois não sabe se a prefeitura tem interesse, ainda, em indenizar os moradores que continuam na área afetada pela construção do túnel – disse o aposentado Daniel Correia.
Não sei mais a quem recorrer, já até passei mal e fui socorrido na obra uma ocasião, por conta das implosões.
Agora o sofrimento continua, sem ter um caminho decente, com a casa podendo cair e sem ter para onde ir.
Ele está aguardando ocorrer como foi no morro do Bumba.
Mais uma vez Niterói estará nas redes nacionais por uma negligência da Prefeitura. Triste isso!
Sou uma das moradoras das casas ao lado do túnel, com rachaduras nas paredes, telhado e estruturas comprometidas.
Assim que iniciou a obra só houve promessas e nada foi executado.
Me sinto um lixo, uma pessoa impotente nas mãos da Prefeitura que ao invés de cumprir seu dever, só se preocupa com o Poder.
Fico ainda mais triste, pois conheci Rodrigo Neves criança, era muito amiga da sua tia Vitória e hoje vejo o quanto ele se deixou transformar e esqueceu completamente algumas virtudes.
Queremos ser ouvidos! Queremos uma Ação!
Que vergonha, Ilmo. Sr. Dr. Prefeito!!! Esses moradores já deveriam estar sendo removidos para uma moradia segura… mas Vossa Excelência esquece dos menos favorecidos. (Em tempo: este meu tratamento para com o alcade é porque não podemos mais falar mal nem ofender o mandatário! Ainda bem que isso acaba dia 30/10).
PRCecchetti