New here? Register. ×
×

Cavalo pastando em via pública deixa motoristas em perigo em Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 16:04 do dia 16 de maio de 2025
Sobre: CISP ignora
  • Cavalo em Charitas, Niterói
16maio
Para o CISP, cavalo pastando em frente à garagem subterrânea de Charitas não oferece perigo ao trânsito / Foto de leitor

Um leitor da Coluna relatou um episódio preocupante envolvendo um cavalo pastando em frente à entrada da garagem subterrânea de Charitas, na Avenida Silvio Picanço, em Niterói. Ao perceber o risco de um possível acidente caso o animal se soltasse, o cidadão acionou o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) da Prefeitura de Niterói.

No entanto, a resposta obtida não foi a esperada. O atendente orientou o denunciante a registrar uma queixa na delegacia por maus-tratos, mas o morador argumentou que seu objetivo não era denunciar um possível crime, e sim alertar sobre o perigo iminente para motoristas e o próprio animal.

Diante da falta de ação do CISP, que alegou que a retirada do cavalo não é uma atribuição da Prefeitura por ele estar amarrado, o leitor ironizou: “Podem amarrar qualquer animal num poste pela cidade que a Prefeitura não toma providências.”

O caso evidencia um problema recorrente: apesar da existência de órgãos municipais que poderiam intervir, como a Guarda Ambiental, a Diretoria de Proteção Animal e até mesmo a Nitrans, setor de trânsito responsável pela remoção de animais das vias públicas, parece faltar efetividade na fiscalização e na atuação desses departamentos.

A situação reforça o questionamento sobre a responsabilidade da administração pública na segurança urbana e na proteção dos animais. Afinal, cabe à população conviver com riscos como esse ou é dever das autoridades garantirem uma cidade mais segura e organizada?

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *