A artista plástica Ticiana Parada, residente em Niterói, foi a escolhida para integrar a ação Jaguar Parade: Conexão Rio-Paris. Sua escultura está em exibição na Casa Brasil, localizada no Parc La Villette, durante os Jogos Olímpicos de Paris.
A escultura, que pesa 70 quilos e é inspirada na flora da Mata Atlântica, cruzou o Atlântico para continuar a luta pela causa ambiental. Além da Casa Brasil, a obra será exposta em outros pontos turísticos de Paris, como o restaurante Monsieur Bleu, no Palais de Tokyo, e pode ser adotada pela Embaixada do Brasil na capital francesa.
O Jaguar Parade é um movimento artístico que espalhou dezenas de esculturas de onças pelo Rio de Janeiro, pintadas por artistas plásticos, para defender a preservação do jaguar no meio ambiente. Ticiana, que estará presente na França, expressou seu orgulho em representar o Brasil e defender uma causa ambiental através de sua arte.
A trajetória de Ticiana sofreu uma reviravolta durante a pandemia de Covid-19, quando foi demitida da escola onde atuava como professora do ensino fundamental. Decidida a seguir sua paixão pela arte, ela mergulhou no mundo artístico e já participou de mostras coletivas no Brasil e no exterior. Nascida no Rio de Janeiro e moradora de Niterói, Ticiana já vendeu mais de duas mil obras, entre pinturas, gravuras, cerâmicas e esculturas.
A ação Jaguar Parade também conta com a participação do artista franco-brasileiro Augustin de Lassus, que pintou sua escultura de onça em Paris. Esta iniciativa destaca a cooperação entre Brasil e França na proteção das onças e seus habitats, especialmente no Escudo das Guianas, vital para a biodiversidade.
A Casa Brasil, situada no Parc La Villette, é um ponto de encontro de torcedores, autoridades e atletas durante os 17 dias dos Jogos Olímpicos. O local é aberto ao público e gratuito, mas é necessário solicitar ingressos pelo site oficial.
A ação é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, ICMBio, OFB e Governo da França, da ONG Panthera e Artery, com patrocínio da Pacco, BRQ e PremieRpet, em parceria com Visit Brasil, Embratur, SEBRAE, Visit MS, Casa Brasil, Agendi, Santuário do Cristo Redentor, RIOgaleão, Paris Tintas e Onçafari.
Por que não mostra uma imagem da obra da artista. Só escrevendo não podemos conhecer
Prezado João Sergio, veja mais em https://www.ticianaparada.com.br/ Obrigado pela participação aqui na Coluna. Abs.